Conhecimento dos adolescentes sobre métodos anticoncepcionais numa escola pública de São Luís

Laiany Caroline dos Santos Silva, Raphaelle Silva Araújo, Jayra Adrianna da Silva Sousa, Bruna Rafaella Carvalho da Silva

Resumo


Introdução: A adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano. (OLIVEIRA; CARVALHO; SILVA, 2008). Para Siqueira et al., (2005), o ser humano chegará adolescência lhe faltando orientações que o façam compreender sua sexualidade. O conhecimento sobre os métodos contraceptivos é um direito que possibilitará ao ser humano o exercício da sexualidade desvinculado da procriação (VIEIRA et al., 2006).

Objetivos: Identificar o conhecimento de adolescentes acerca dos métodos contraceptivos numa escola pública, no município de São Luís - MA; assim como a sua situação socioeconômica e os meios de fontes de informações sobre os métodos contraceptivos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Tratou-se de um estudo descritivo e transversal, com abordagem quantitativa. Realizado em uma escola pública estadual no período de 16 de agosto a 28 de setembro de 2012. A amostra composta de 85 estudantes entre 14 e 19 anos, matriculados no 1º e 3º ano do ensino médio que trouxeram o TCLE assinado, quando menores de 18 anos, o TCLE assinado por seus responsáveis. Utilizou-se um questionário semiestruturado, anônimo, contendo perguntas fechadas, baseado em questionário de pesquisa anterior realizada por Martins et al.; (2006) e revisada pelo Manual de Enfermagem (2006).

Resultados: Predominou o sexo feminino (79,1%); (91,8%) informou ter conhecimento sobre algum método contraceptivo; (55,3%) não mantêm diálogo com familiares sobre o tema sexo. A maioria apontou a escola como fonte de informação sobre MAC (23,0%), depois pelos colegas (17,9%). Os maiores percentuais dos métodos contraceptivos mais conhecidos pelos estudantes foram: camisinha masculina (80,8%), seguido pela pílula (75,7%), a camisinha feminina apareceu com (73,1%) e o menos conhecido ficou o diafragma com (9,0%). O conhecimento quanto à questão se o diafragma é colocado no útero foi considerado baixo, apenas (15,3%). E somente (28,2%) acertaram que ele não é descartável.

Conclusão ou Hipóteses: Ainda existem dúvidas sobre métodos contraceptivos entre os adolescentes. Falta diálogo sobre tema entre eles e familiares. O ambiente escolar deve ofertar espaço e clima para a orientação e discussão do tema, pois é onde passam grande parte do tempo. Devem ser incentivados comportamentos de prevenção e de autocuidado, tendo consciência e autonomia de solicitar ou comprar métodos contraceptivos.


Palavras-chave


Adolescentes; Estudantes; Método Anticoncepcionais

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.