Conhecimento de mulheres sobre o câncer cérvico uterino e de mama

Bruna Emanuelle dos Santos Sanches, Gisele Pantoja Ribeiro, Fabíola Rosa Guedes da Rosa, Edna Maria Furtado da Costa

Resumo


Introdução: O câncer é um dos maiores desafios da saúde pública do Brasil,devido a sua magnitude epidemiológica,social e econômica.Sabe-se que pelo menos um terço dos casos novos que ocorre anualmente no mundo poderia ser prevenido.O câncer de mama e de colo uterino são,nesta ordem,os cânceres mais incidentes entre as brasileiras,sendo este último o de maior incidência na região norte(INCA, 2011).

Objetivos: Verificar o conhecimento de mulheres usuárias de um Programa de Saúde da Família acerca do câncer de colo uterino e de mama de modo a fornecer subsídios para qualificar e, se necessário, redirecionar a atuação do PSF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo de abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi em uma Unidade de Saúde da Família (USF) na cidade de Belém no estado do Pará. A realização do estudo envolveu 40 usuárias na faixa etária de 18 a 59 anos que estiverem na sala de espera aguardando a realização do exame preventivo contra o câncer do colo uterino (PCCU), e que aceitaram responder as questões contidas em um questionário elaborado previamente. Os temas abordados foram: conhecimentos sobre prevenção, idade sujeita ao aparecimento do câncer de mama e do colo do útero, formas de detecção da doença, autoexame de mama, exame de mamografia, conhecimentos sobre o PCCU.

Resultados: Evidenciou-se um conhecimento escasso por parte das mulheres a respeito dos cânceres de colo de útero e mama, pois muitas mulheres não souberam responder as questões ou respondiam parcialmente. Percebeu- se ainda que a maior parte do conhecimento que elas tinham a respeito dos cânceres em estudo foi adquirida através da mídia, ou seja, de fontes impessoais, como a televisão e pouco através de profissionais de saúde, mostrando assim a carência de educação em saúde. Os dados da pesquisa demonstraram que as participantes reconhecem a importância do exame para a sua saúde e de ser realizado rotineiramente, para que se evitem possíveis complicações de sua saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Faz-se necessário que profissionais de saúde adotem estratégias que venham contribuir para despertar o interesse das mulheres nas atividades que envolvam o conhecimento acerca dessas patologias,de modo a tornar a população usuária feminina copartícipes do processo de construção em saúde.


Palavras-chave


Neoplasias do Colo do Útero; Neoplasias de Mama; Saúde Pública

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.