Revisão literária sobre o consumo e prevenção de álcool na Atenção Primária

Roberto Issamu Morita Junior, Olga Maria Fernandes Carvalho

Resumo


Introdução: O uso problemático do álcool é considerado um dos males mais importantes para o indivíduo e para a sociedade. Esse padrão de uso inclui um espectro gradativo de consumo que varia de níveis menos severos até o grau de dependência alcoólica. Em 2003, o Ministério da Saúde, incluiu esse tema para compor a lista dos dez problemas de saúde a serem priorizados pelo Programa Saúde da Família.

Objetivos: Qualificar a produção científica, já existente, sobre os padrões de uso problemático de álcool na Atenção Primária e os efeitos da intervenção breve nos pacientes selecionados com uso abusivo ou nocivo de álcool a partir da pesquisa em banco de dados científicos nacionais e internacionais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A revisão literária foi realizada com a pesquisa de artigos científicos dos bancos de dados de livre acesso da SciELO e LILACS através da Bireme e do MEDLINE via Pubmed. Foram incluídos os artigos que relacionavam os seguintes descritores: uso nocivo e/ou abusivo de álcool, rastreamento do uso nocivo e/ou abusivo de álcool na Atenção Primária, intervenção breve para uso problemático de álcool na Atenção Primária e suas respectivas traduções para a língua inglesa. Somente os artigos realizados em ambiente ambulatorial da Atenção Primária e escritos em inglês ou português foram aceitos. Nenhuma restrição ao país de origem ou à data de realização do trabalho foi estabelecida.

Resultados: Foram selecionados ao todo 25 artigos científicos relacionados ao tema e de acordo com os descritores utilizados. Do total, 16 artigos são estrangeiros originados do EUA (9), Canadá (2), Suécia (2), Finlândia (1), Itália (1), Suíça (1), e escritos em língua inglesa. Os outros nove artigos são brasileiros, dos quais oito foram escritos em língua portuguesa e apenas um em língua inglesa. Dentre os estrangeiros, 15 artigos foram encontrados no banco de dados MEDLINE e um na base de dados LILACS. Dentre os brasileiros, oito foram do banco de dados da SciELO e apenas um do banco de dados MEDLINE, o único escrito em inglês.

Conclusão ou Hipóteses: Evidenciou à respeito do uso problemático de álcool que ainda há importante carência de estudos sobre sua prevalência, métodos de rastreamento e das estratégias de intervenção em pacientes selecionados tanto no exterior como no Brasil. Foi observado pouca padronização dentre os elementos citados e fatores políticos e sociais a serem superados para diminuirmos esse problema tão prevalente.

Palavras-chave


Alcoolismo na Atenção Primaria; Intervenção Breve; Métodos de Rastreamento.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.