Conduta ideal dos principais transtornos mentais na Atenção Básica

Juliana Pontes Lima, Telma Goss Silva de Medeiros, Leirse da Silva Carvalho Pereira

Resumo


Introdução: O controle e o tratamento dos transtornos mentais, na Atenção Básica de Saúde(ABS), são fundamentais para que: um maior número de pessoas tenha acesso aos serviços;melhore a qualidade da atenção;sejam reduzidos os desperdícios por investigações diagnósticas desnecessárias e tratamentos inapropriados.

Objetivos: Conhecer a conduta ideal dos principais transtornos mentais na ABS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema na literatura em inglês e português. As bases de dados de periódicos utilizadas foram Medline, LILACS e SciELO com publicação entre 2006 e 2011. Além disto, consultamos os manuais e as diretrizes do ministério da saúde.

Resultados: Transtornos depressivos: antidepressivo para os casos não-graves. Tricíclicos e Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina(ISRS) podem ser efetivos. Transtorno relacionado ao álcool:destacam-se o rastreamento através de questionários e associa-se à farmacoterapia com tiamina e benzodiazepínicos. Para recaídas o uso de dissulfiram, naltrexona ou acamprosato. Transtornos Somatoformes:deve envolver atenção às queixas do paciente. Este deve ser encaminhado a um psiquiatra.Transtornos de Ansiedade:terapias cognitivo-comportamentais até tratamento psicofarmacológico. Antidepressivos são a primeira linha de medicamentos usados, ISRS e Inibidores de Recaptação de Serotonina-Norepinefrina(IRSN).

Conclusão ou Hipóteses: O tratamento de muitos transtornos psiquiátricos pelo médico clínico é factível e deve ser incorporado na sua prática clínica diária, bem como o pronto reconhecimento de transtornos mais graves em que seja necessário o encaminhamento para um psiquiatra.


Palavras-chave


Tratamento; Transtornos; Mentais

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.