Perfil dos agentes comunitários de saúde de Araguari - MG

Elisa Toffoli Rodrigues, Andreia Jacó Yamamoto, Fernanda Crosara Ladir, Nádia Goulart Dias

Resumo


Introdução: A consolidação da Estratégia Saúde da Família depende essencialmente da criação de vínculo entre a equipe de saúde e a comunidade, sendo que o principal criador deste elo é o Agente Comunitário de Saúde (ACS). O conhecimento do perfil desses trabalhadores da saúde pode auxiliar na criação de políticas que visem à qualificação do processo de trabalho desses profissionais.

Objetivos: Descrever o perfil dos Agentes Comunitários de Saúde do município de Araguari-MG em relação aos dados sócio-demográficos, formação acadêmica e perfil profissional.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo quantitativo e exploratório que foi realizado a fim de subsidiar as ações de um projeto de extensão, o qual tinha o objetivo de capacitar os ACS de Araguari-MG. A população do estudo foi constituída pelos ACS das 19 Unidades de Saúde da Família (USF) de Araguari, sendo incluídos os que estavam presentes nos 2 primeiros encontros do projeto de extensão. Os dados foram coletados pelos acadêmicos da Liga de Saúde da Família da Universidade Federal de Uberlândia em abril/2012 por meio de um questionário quantitativo composto por dados de identificação (sexo, faixa etária, cor da pele, renda pessoal, local de moradia), da formação acadêmica e do perfil profissional dos ACS.

Resultados: Participaram da pesquisa 81 ACS, sendo estes predominantemente do sexo feminino (92,6%), brancos ou pardos (90,1%) e com idade entre 30-49 anos (65,9%). A maioria (91,3%) possui renda pessoal de 1 a 2 salários mínimos e mora na área de abrangência da sua USF (93,8%).

Em relação à formação profissional 1,2% possuem ensino fundamental; 39,5% ensino médio; 18,5% curso técnico; 37,3% ensino superior incompleto ou completo.

O vínculo empregatício de 74,7% é CLT e de 25,3% contrato temporário. Aproximadamente 40,5% trabalham de 1 a 5 anos na ESF e 44,3% de 5 a 10 anos. Realizaram treinamento introdutório 91,4% e fizeram curso no ano anterior à coleta de dados 31,6%.

Conclusão ou Hipóteses: Os ACS de Araguari-MG são predominantemente mulheres e com idade entre 30 e 50 anos. Apenas 6,17% não residem na área de abrangência de sua USF e 8,65% não realizaram curso introdutório. Destacou-se a alta escolaridade dos ACS, no entanto, há pequena participação dos ACS em cursos de aprimoramento, o que aponta para a necessidade de planejar políticas de educação permanente destes profissionais.





Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Perfil

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.