Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde - revisão bibliográfica

Karina Prestupa Sousa, Fabiana Moraes Ferreira

Resumo


Introdução: A atuação do fisioterapeuta com foco na prevenção de doenças e promoção de saúde vem sendo exploradas pouco a pouco num processo de desenvolvimento e estabelecimento de condutas amplas e inovadoras. Sua Inserção na Atenção Primária à Saúde precede o NASF. Neste contexto e devido sua importância neste nível de atenção faz-se necessário um olhar diferenciado sobre as ações destes profissionais.

Objetivos: O objetivo deste estudo é verificar o desenvolvimento das ações do profissional fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde, mais especificamente na Estratégia Saúde da Família, por meio da literatura encontrada sobre o tema.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada pesquisa nas bases de dados BVS, Scielo e Lilacs com os descritores: Fisioterapia (Especialidade) AND Atenção Primária à Saúde AND Estratégia Saúde da Família AND Programa Saúde da Família AND Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Com os descritores utilizados, de um total de 31 artigos levantados, foram selecionados 16 artigos pertinentes ao tema e aos limites da pesquisa: atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, na Estratégia Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde, abrangendo estes o período de 1991 à 2011. Os artigos selecionados foram interpretados e analisados com ênfase em seus objetivos e conclusões.

Resultados: Os estudos encontrados tinham o objetivo comum de explorar, de variadas formas a atuação e inserção do fisioterapeuta, além de destacar a importância do mesmo no Núcleo de Apoio a Saúde da Família, na Estratégia Saúde da Família e na Atenção Primária à Saúde; alguns focaram o estudo em discutir a formação do fisioterapeuta para este campo de trabalho. As conclusões encontradas e as descrições das ações foram superficiais, porém, dando a idéia de uma atuação que caminha em busca de aperfeiçoamento e que despende esforços para elucidar questões ainda em desenvolvimento.

Conclusão ou Hipóteses: Verificou-se que não há ausência da reflexão sobre o tema, porém, ainda não há materiais que possam delinear ou deixar claro quais as formas de atuação do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde, o que é tranquilamente justificável, uma vez que é recente o surgimento deste campo de trabalho

Palavras-chave


Fisioterapia (Especialidade); Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.