Prática na comunidade: analisando os sistemas de informação em saúde na ESF

Evaldo Eufrásio Vasconcelos, Ediléia Marcela Dutra, João Kildery Silveira Teófilo, Leandro José Sousa Teófilo

Resumo


Introdução: Introdução: A ESF propõe a reorganização das práticas de saúde nos mais variados ciclos de vida. Assim, faz-se necessário levantar dados e informações a fim de construir um diagnóstico capaz de expor as necessidades e problemas existentes no território, neste estudo evidenciou-se o baixo índice de PCCU. Para tal os sistemas de informação em saúde são ferramentas necessárias.

Objetivos: Objetivos: Aumentar cobertura de exames de PCCU das mulheres cadastradas na ESF do Panacuí, que estão na faixa etária de 25 a 59 anos; contribuir para adoção de práticas educativas como rotina no processo de trabalho da equipe; melhorar o acompanhamento das mulheres com resultado de PCCU positivo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia: Relato de experiência, desenvolvido como prática na comunidade da disciplina de Sistema de Informação no Cuidado e na Gestão do Mestrado Profissional Saúde da Família da RENASF, nucleadora UVA. Com a finalidade de identificar os problemas de saúde do território da ESF de Panacuí, em Marco- CE fez-se um levantamento de dados no SIAB para planejamento e avaliação das ações da equipe de saúde local. Evidenciou-se o baixo índice de exames de PCCU. Estratégias metodológicas para alcance dos objetivos: Roda de conversa entre os mestrandos e a equipe da ESF do Panacuí e Mutirão de coleta de PCCU, pela equipe da ESF e mestrandos de mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos.

Resultados: Resultados: Após a realização das ações planejadas e implementadas, espera-se: Aumento no quantitativo de mulheres realizando o exame de PCCU na UBS–Panacuí; uma maior sensibilização das mulheres, principalmente as sexualmente ativas a inserirem como rotina a prática de realizar o exame de PCCU; maior empenho da ESF em estar trabalhando este importante indicador de saúde seja através da busca ativa seja através de atividades de educação em saúde; sensibilizar os gestores sobre a importância de estar fornecendo todos os subsídios necessários para a prática dessa atividade na UBS, principalmente, na garantia dos insumos indispensáveis a sua realização.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusão: A análise dos sistemas de informação permite estabelecer as prioridades da comunidade, além de auxiliar na adoção de medidas de controle de doenças, bem como no planejamento das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, subsidiando a tomada de decisões. Neste trabalho, os SIS permitiram após análise, uma intervenção objetivando o resgate da meta de PCCU esperado para ESF.


Palavras-chave


Equipe Saúde da Família; Sistemas de Informação; Câncer de Colo Uterino

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.