Cobertura de consultas pré-natal na 8ª região de saúde de quixadá-ce

Benedita de Oliveira, Francisca Tamires Oliveira Melo, Filomena Maria da Costa Pinheiro

Resumo


Introdução: A assistência pré-natal previne complicações no parto, favorece a diminuição da morbidade gestacional e previne a mortalidade materna e neonatal. A finalidade da atenção do pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o inicio da gravidez, assegurando no fim da gestação o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi verificar a cobertura de consultas do pré-natal na 8ª Região de Saúde de Quixadá-CE.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo documental, quantitativo e de natureza descritiva. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2013, com base nos dados do Sistema de Informação sobre o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento- SISPRENATAL no ano de 2012, dos municípios que fazem parte da 8ª Região de Saúde de Quixadá-CE: Banabuiú,Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Resultados: Na Região de Saúde estudada, em 2012, o número de nascidos vivos foi de 4.831 e o total de gestantes que realizaram 1ª consulta pré-natal foi de 4.139, correspondendo a um percentual de 85,6%. Do total de gestantes que realizaram a 1ª consulta pré-natal, apenas 1317 (31,8%) das gestantes realizaram seis consultas até o final de seu pré-natal. Todos os municípios apresentaram um percentual abaixo de 50% de cobertura, variando de 1,96% a 46,8%.

Conclusão ou Hipóteses: Os dados demonstraram comprometimento da qualidade do pré-natal, pois há captação precoce das gestantes, porém sem seguimento das consultas. É fulgente a necessidade de esforço coletivo, para a melhoria da qualidade da atenção pré-natal e puerperal, através da organização da rede assistencial, capacitação profissional e normalização das praticas de saúde dentro dos municípios.


Palavras-chave


Gestantes; Cuidado Pré-Natal; Saúde de Grupos Específicos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.