Caracterização dos cuidadores de idosos com alzheimer da Estratégia Saúde da Família

Elaine Aparecida de Melo, Rejane Helena Nascimento Oliveira, Gylce Eloisa Cabreira Panitz Cruz

Resumo


Introdução: A doença de Alzheimer é um importante problema de saúde pública em todo o mundo. É a forma mais comum de demência entre os idosos, responsável por 50 a 60% dos casos. Cuidar de pessoas idosas com Alzheimer é uma tarefa difícil, que requer do cuidador, tempo, energia e até esforço físico. A sobrecarga do cuidador é um dos principais problemas associados a doença de Alzheimer.

Objetivos: Caracterizar os cuidadores de idosos portadores de Alzheimer das unidades de Estratégia de Saúde da Família de Divinópolis e identificar os tipos de sobrecarga a que estão submetidos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os cuidadores de idosos portadores de Alzheimer cadastrados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família de Divinópolis serão submetidos a um questionário sóciodemográfico e será feita também a aplicação da escala de Zariti, instrumento utilizado para avaliar sobrecarga dos cuidadores. Além desses métodos serão realizadas palestras educativas para capacitar os cuidadores a respeito da doença de Alzheimer.

Resultados: Obter dados epidemiológicos sobre a incidência da doença de Alzheimer em Divinópolis; descrever o perfil sóciodemográfico dos cuidadores de idosos portadores de Alzheimer; identificação dos tipos de sobrecarga (física, social, emocional e financeira) a que estão submetidos os cuidadores de idosos; criar formas de intervenção para melhorar a qualidade de vida do cuidador; melhorar a assistência ao idoso com Alzheimer.

Conclusão ou Hipóteses: Permitir maior acessibilidade de informações ao cuidador sobre o processo evolutivo e sintomático tanto do envelhecimento quanto da doença de Alzheimer e contribuir assim, para uma melhor assistência e qualidade de vida tanto do idoso quanto do cuidador.

 


Palavras-chave


Sobrecarga; Alzheimer; Cuidador

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.