Capacitação dos acs sobre câncer do colo de útero e de mama.

Naína Yuki Vieira Jardim, Adria Cecília Botelho da Rocha, Alisson Bruno Leite Lima, Rosie Oliveira da Silva, Carla Avelar Pires

Resumo


Introdução: O CA de colo do útero demora a se desenvolver e as alterações celulares que podem gerar o câncer, são facilmente encontradas através de exames preventivos.O CA de mama é o segundo mais incidente no mundo, se diagnosticado e tratado precocemente, tem um bom prognóstico. Neste contexto a equipe PET saúde promoveu a capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS), sobre as formas de prevenção.

Objetivos: Conscientizar os ACS sobre as suas atribuições dentro do tema, sobre os fatores de risco de ambos os cânceres, alertando sobre a importância de hábitos de vida saudáveis, e de formas de prevenção.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A capacitação ocorreu na Unidade de Saúde da Família Ananideua Nova Jerusalém I. Sendo o seu público alvo os ACS, primeiramente foram entregues apostilas sobre o tema proposto, em seguida a capacitação iniciou, tendo como pontos principais: Ressaltar as atribuições do ACS dentro desse tema, a importância da prevenção em ambos os cânceres, os fatores de risco relacionados além dos grupos de risco, os fatores ditos protetivos, os exames e sua periodicidade.

Resultados: A capacitação foi muito produtiva pois percebemos interesse por parte dos ACS, além de esclarecermos dúvidas e informações errôneas sobre as patologias, formas de prevenção, periodicidade, e até mesmo sobre suas atribuições dentro do tema proposto.Foi importante para orientarmos sobre a importância de considerar as especificidades de cada usuário, e a conduta ideal com cada um, seja adolescente, homossexual ou idoso. A capacitação foi essencial visto que a nossa área apresenta vários usuários que mantém comportamentos de risco para desenvolver os cânceres em questão.

Conclusão ou Hipóteses: A Capacitação foi muito importante, pois entendemos que é necessária a conscientização das atribuições dos ACS dentro de um tema com tanta relevância. Acreditamos que o conhecimento das formas de prevenção, que começa desde os fatores de risco até as formas de rastreamento e detecção precoce além da periodicidade dos exames é fundamental para uma ação de preventiva.




Palavras-chave


Câncer do Colo de Útero; Câncer de Mama; Agente Comunitário de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.