Campanha de multivacinação como estratégia para melhorar coberturas vacinais

Hosana Mônica Fernandes Tabosa, Ana Vilma Leite Braga, Elaine Cristina da Silva Alves Bastos, Maria Julia Araújo Borges, Nilce de Matos Nunes

Resumo


Introdução: A vacinação é uma ação integrada e de rotina dos serviços de saúde, está inserida na Atenção Primária, sendo uma ação de baixa complexidade e de grande impacto nas condições gerais da saúde infantil, representando um dos grandes avanços da tecnologia médica nas últimas décadas, se constituindo no procedimento de melhor relação custo e efetividade no setor saúde.

Objetivos: Avaliar resultados da Campanha de Multivacinação no Estado do Ceará no ano de 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No ano 2012, o Programa Nacional de Imunização (PNI) implantou a Campanha de Multivacinação. Essa estratégia, além de visar a diminuição do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, possibilita reduzir as taxas de abandono de esquema vacinal. O público alvo foram crianças menores de 5 anos de idade, onde todas foram chamadas para comparecimento e avaliada a caderneta de vacinação para atualização do esquema vacinal. As informações eram registradas no site do PNI (pni.datasus.gov.br), onde foi pesquisado o relatório para consulta e avaliação.

Resultados: O Estado do Ceará tem uma população de crianças menores de 1 ano de 656.647 crianças, 82.406 (36,65%) compareceram durante a campanha para avaliação da caderneta de vacinação. Alguns números chamou-nos atenção: 861 doses de BCG foram administradas e 897 doses de Hepatite b. São vacinas realizadas ainda na maternidade, o que nos causa preocupação, pois muitas crianças ainda saem da maternidade sem serem vacinadas, e no caso da hepatite B, não há contraindicação e deve ser aplicada nas primeiras 12 horas para prevenção da transmissão vertical. Verificamos primeiras doses de pólio oral aplicadas em crianças de 1 a 4 anos de idade, onde deveriam ter sido administradas quando menores de 1 ano.

Conclusão ou Hipóteses: A Atenção Básica extrapola a esfera da intervenção curativa individual, incluindo demandas sanitárias, onde citamos a vacinação como uma ação prioritária. Ao analisarmos as coberturas vacinais, verificamos a efetividade dos serviços da Atenção Básica. As campanhas de vacinação são necessárias para manutenção da erradicação de doenças e garantindo o aumento das coberturas vacinais.




 


Palavras-chave


Vacinação; Campanha; Erradicação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.