O projeto terapêutico singular na abordagem de casos complexos

Spártaco Galvão Fogaça de Almeida, Lilian Soares Vidal Terra, Juliana Azevedo Fernandes

Resumo


Introdução: O projeto terapêutico singular (PTS) tem sido utilizado como dispositivo por equipes de Saúde da Família (ESF) para o gerenciamento de casos complexos, de forma eventual. A experiência de uma equipe na abordagem de um caso clínico complicado pelo contexto social, econômico e familiar revela potencialidades dessa ferramenta para a Atenção Básica.

Objetivos: O relato de experiência objetiva apresentar o PTS como dispositivo eficaz para a Atenção Básica (AB), capaz de ampliar competências profissionais, o trabalho em equipe e sua capacidade resolutiva.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho relata o caso línico de MBSR, 58 anos, do lar, viúva, casal de filhos adultos e portadores de transtornos psíquicos, portadora de esquizofrenia, hipertensão arterial, diabetes e sequela motora de AVC. Os filhos são incapazes de prover a manutenção da casa. Vivem precariamente em ambiente insalubre e hostil, a filha abandonou a família. A vizinhança pede ajuda ao centro de saúde. São descritas e analisadas as estratégias adotadas pela ESF durante a abordagem do problema, destacando a utilização do PTS, suas potencialidades e implicações com o trabalho em equipe, a interação com outros setores estatais e com recursos da própria comunidade.

Resultados: A análise da situação de Saúde da Família de MBSR em suas dimensões clínica, psíquica, de cuidados de enfermagem, do contexto sócio econômico e cultural, aconteceu na reunião da ESF durante um ano, utilizando elementos metodológicos do PTS. As intervenções feitas foram avaliadas. Foram também realizados relatórios por estagiários de medicina, apoio matricial pela equipe do CAPS, ações do Ministério Público e Secretaria de assistência social, ajuda de vizinhos. O PTS ampliou as possibilidades de intervenção da equipe. A situação clínica e psiquiátrica de MBSR foi estabilizada, atenuando a tensão familiar. Houve melhora do prognóstico inicial, que era extremamente desfavorável.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência evidencia o uso do PTS como um dispositivo potente para a atuação da Atenção Básica, principalmente no gerenciamento de casos complexos.

Constitui-se também em fator indutor de transformações positivas para o trabalho em saúde, revelando novas possibilidades de intervenção, acionando demais esferas do estado e comunidade, ampliando competências e responsabilização da ESF.


Palavras-chave


Projeto Terapêutico Singular; Atenção Básica; Equipe de Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.