O levantamento entomológico na vigilância em assentamento no Pará, Brasil

Elizângela de Sousa Gonçalves Leal, Lorena Loureiro Coelho, Herberto de Carvalho Dantas Filho, Manoel Djalma Pereira da Costa, João Portela de Azevedo

Resumo


Introdução: O mosquito Anopheles darlingi, apresenta-se como indicador entomológico importante em áreas onde há casos autóctones da doença. Para o Ministério da Saúde (MS) o Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (SIVEP/malária) verifica a oscilação do Índice Parasitário Anual (IPA) e assim estima o risco de ocorrência dessa endemia numa área e/ou localidade em intervalo de tempo determinado.

Objetivos: Levantamento Entomológico no Assentamento Sombra Santa, Placas, Pará, Brasil para implementação de monitoramento.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Análise do SIVEP/malária no período de 4 anos (2008 a 2011) vinculados a informações do Levantamento Entomológico realizado no Assentamento Sombra Santa (S 03º 28.557” e 54º 27.774”), município de Placas, Pará, no período de 22 a 26/08/2011. Todo material coletado foi identificado com registro do local, data, horário de captura e número de exemplares.

Resultados: Coletou-se 46 larvas de 4° estádio, das espécies An. oswaldoi (44), An. nuneztovari (01) e An. mattogrossensis (01). Os (06) criadouros pesquisados apresentaram temperatura da água por volta dos 26ºC, com pH entre 4 e 6, correnteza moderada, água turva, sombreamento nas margens, detritos orgânicos na superfície e classificados em sua maioria como criadouros permanentes tipo lagoa. Capturou-se 1.169 exemplares de An. darlingi, sendo 627 nas quatro capturas de 4 horas (18h às 22h) e 542 na captura de 12 horas (18h às 06h). Nas pesquisas de 4 horas coletou-se 122 exemplares no ambiente intradomiciliar (intra) e 505 no peridomiciliar (peri) e em 12 horas, 193 exemplares no intra e 349 no peri.

Conclusão ou Hipóteses: Verificou-se que, o An. darlingi teve dominância de território pelo grau de antropofilia apresentado, e possivelmente correlacione-o aos altos índices de infecção por malária na localidade. Nas pesquisas larvárias apenas outras espécies sem importância epidemiológica foram encontradas. Assim, projetos de monitoramento entomológico tornam-se necessários para a caracterização real da localidade.




Palavras-chave


Malária; Vetor; Entomologia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.