Levantamento de casos notificados de tuberculose em Salinópolis - PA, Norte do Brasil

Nadjane dos Santos Sampaio, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: A tuberculose (TB) é uma preocupação sanitária internacional. Devido aos programas de controle mal administrados, à pobreza, ao crescimento da população e migração e ao aumento significativo de casos de TB em regiões com alta prevalência do HIV. O Brasil é responsável por elevado número notificações de TB. Entretanto, a epidemiologia de TB na região Norte do Brasil ainda é desconhecida.

Objetivos: Este trabalho realizou levantamento de casos notificados de TB em residentes no município de Salinópolis-PA com intuito de quantificar o risco de transmissão da doença e discriminar perfil epidemiológico dos indivíduos infectados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo analisou as fichas de casos notificados de TB pela Secretaria Municipal de Saúde de Salinópolis-PA entre janeiro de 2004 a dezembro de 2011. O diagnóstico de TB foi baseado em histórico médico, exame físico, baciloscopia de escarro, radiografia do tórax e culturas microbiológicas. Dados clínicos, sócio-demográficos e espaciais foram coletados para caracterização epidemiológica. Os valores absolutos de casos foram testados quanto à normalidade e à homocedasticidade. A variação de casos de TB em relação à forma clínica, sexo, faixa etária, zona de residência e nível de escolaridade foi testada por análise de variância um critério, Kruskal-Wallis e Qui-Quadrado.

Resultados: No total, 163 casos de TB foram notificados em Salinópolis. As maiores incidências (>50casos/100.000hab) foram observadas em 2004, 2006-2011, sendo registrada tendência significativa de crescimento. Registrou-se redução na incidência de TB em 2005 (35,9) e 2006 (26,9). A maioria dos casos de TB notificados foram da forma clínica pulmonar (96,9%) e pertenciam a indivíduos do sexo masculino (62,6%), na faixa etária de 25 a 64 anos (68,7%), apresentando reduzida escolaridade (64,4%) e residindo na área urbana (92,1%). Apesar da redução de notificações da casos em 2005 e 2006, não houve alteração significativa do perfil epidemiológico de casos notificados de TB em Salinópolis.

Conclusão ou Hipóteses: Este estudo determinou as características epidemiológicas de TB em Salinópolis e diagnosticou aumento preocupante de incidência de TB no período de 2007-2011.


Palavras-chave


Tuberculose; Salinópolis; Incidência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.