Desenvolvimento de um modelo de prática clínica na perspectiva interdisciplinar

Mara Cristina Binz, Noemia Liege Bernardo, Clarice Maria Specht, Ilton Oscar Willrich, Viviane Faria Silva

Resumo


Introdução: Com o intuito de alcançar um novo modelo de formação do profissional de saúde, se propôs desenvolver um atendimento ampliado na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em Itajaí - SC, integrando os alunos e docentes do curso de medicina e de farmácia.

Objetivos: Promover uma formação ampliada que fomente o processo de trabalho, o reconhecimento das competências, habilidades, o foco de intervenção e a interface entre os distintos profissionais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O público alvo são os alunos do internato médico do nono período da disciplina de Medicina Familiar e Comunitária - MFC do curso de Medicina e os alunos do oitavo período da disciplina de Estágio Integrado do curso de Farmácia. O desenvolvimento das atividades ocorre em dois encontros semanais. Em um é realizado a apresentação e discussão de uma história clínica, a partir de um atendimento realizado no Ambulatório de MFC. O outro acontece durante o atendimento dos pacientes no modelo de “interconsulta” - atendimento clínico com aluno da medicina e farmácia, seguido da discussão clínica com os professores dos dois cursos e a construção de um plano terapêutico conjunto.

Resultados: Os profissionais se colocaram em simbiose para a busca de uma abordagem integral do processo saúde-doença, através de uma prática clínica integrativa, essencial em Atenção Primária de Saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Este modelo formativo tem possibilitado vislumbrar-se o desenvolvimento da interdisciplinaridade, para a construção de práticas em saúde em que todos os profissionais devem reconhecer o seu papel e o do outro, num processo de comprometimento com a realidade e as demandas da sociedade brasileira.


Palavras-chave


Medicina Familiar Comunitária; Atenção Farmacêutica; Interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.