Bem esta bem viver: reeducação alimentar e nutricional no matriciamento

Márcia Costa Pinheiro Nery, Cecília Teixeira Costa, Lívia Batista Silva

Resumo


Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a principal causa de morte em todo mundo. Sensíveis aos hábitos alimentares e estilos de vida, colocam a Atenção Primária como principal responsável pela promoção destes, a fim de garantir prevenção e tratamento das DCNT. O relato de experiência trata de grupo de reeducação alimentar pensado na lógica do matriciamento e da clínica ampliada.

Objetivos: Relatar a criação do Grupo Bem Estar Bem Viver, voltado para promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis à pacientes portadores de sobrepeso e obesidade de forma integral.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Em 2011 o NASF Brazlândia criou grupo de reeducação alimentar e nutricional, como forma de suprir a demanda por serviços de nutrição para perda de peso. Em 2012, o grupo passou a assumir também a função de educação permanente aos profissionais das Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Em 2013, o grupo deixa de ser responsabilidade exclusiva do NASF para fazer parte da rotina do trabalho das ESF. A trajetória do grupo ao longo dos anos permitiu a criação de uma metodologia replicável, com o objetivo de permitir que as ESF possam atender à demanda crescente dos portadores de sobrepeso e obesidade de forma integral e humanizada.

Resultados: O resultado desta experiência é uma cartilha que descreve os passos para conduzir tal grupo. Nomeado pelos primeiros pacientes em 2011 como Bem Estar Bem Viver, a proposta inclui a realização de 08 encontros semanais e 03 encontros de manutenção ao longo de 01 ano. O conteúdo desta cartilha baseia-se na literatura e na experiência obtida com a realização do grupo nos anos anteriores. Fizeram parte da elaboração da cartilha a nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta da equipe NASF. O próximo passo é a validação da cartilha, marcada para acontecer no início de março de 2013 com os profissionais de uma das ESF apoiadas pelo NASF.

Conclusão ou Hipóteses: Promover hábitos alimentares e a estilos de vida saudáveis, não é prerrogativa exclusiva do profissional de nutrição. Esta é a mensagem principal que a experiência tenta deixar às Equipes apoiadas pelo NASF. Acredita-se que um instrumento que dê segurança aos profissionais sobre como lidar com o assunto, seja fundamental para ampliar o escopo das ações neste sentido.




Palavras-chave


Obesidade; Reeducação Alimentar; Matriciamento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.