Avaliando o programa hiperdia através das percepções e relatos dos usuários

Larissa da Silva Santos, Narjara Fontes Xavier, Renata Melo da Silva, Danielle de Moraes Rodrigues, Carla Andréa Avelar Pires

Resumo


Introdução: O HIPERDIA é caracterizando como um programa de prevenção, controle e tratamento. É necessária a relação usuário-profissional de saúde para melhor adesão no tratamento da hipertensão arterial e diabetes objetivando ter resultados positivos, pois o paciente necessita ser bem informado quanto à doença e seu tratamento.

Objetivos: Conhecer a realidade dos usuários, que fazem parte do programa HIPERDIA na área estudada, observando a interação e aceitação do programa como forma de benefício para a sua saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As atividades são realizadas nas instalações de um bar na microárea do conjunto Cidade Nova VII, Ananindeua- Pa, havendo desta forma uma maior interação dos usuários saindo da rotina da ESF. O bar é cedido 1 vez ao mês pelo proprietário para reuniões, atendimentos e palestras, o qual ocorre a mais de 5 anos no local. São atendidos em média 28 usuários dos 35 cadastrados, dentre estes 25 mulheres e 10 homens. A partir da roda de conversa e aplicação do questionário, com questões sobre aceitação e opinião acerca do HIPERDIA, foi possível agregar alguns relatos para avaliação do programa no local, tendo em vista que eles não precisavam se identificar e tinham liberdade para se expressar.

Resultados: Questionou-se a respeito da importância de participar do grupo – “No grupo podemos obter uma avaliação das doenças, se estão sendo cumpridas ou não às orientações que recebemos” outros relataram que estão tendo maior facilidade em lidar com a hipertensão e/ou diabetes e que participar também é uma forma de prevenir outras doenças. “Agora tenho acompanhamento médico, sou orientada a cuidar da saúde com melhores esclarecimentos” relata uma usuária. E outros informaram que saber acerca dos seus níveis de pressão arterial e de glicemia os motiva em procurar fazer o tratamento adequado, sabendo o que devem ou não fazer, com o objetivo de evitar o agravamento da doença.

Conclusão ou Hipóteses: O HIPERDIA como estratégia de prevenção, controle e tratamento de doenças, necessita ser muito bem articulado para que se tenha uma boa adesão ao programa. Através do relato dos participantes do grupo, nota-se que a proposta do HIPERDIA é atendida e bem recebida pelos mesmos, pois apresentam assiduidade e bom relacionamento usuários-profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família.




Palavras-chave


Hiperdia; ESF; Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.