Avaliação da cobertura do teste do pezinho na Rocinha – RJ/ 2012

Carlos José Borges Ornelas

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família na Rocinha foi inaugurada no início de 2010 .O teste do Pezinho tem como finalidade, a detecção precoce de doenças que podem causar sequelas graves e irreversíveis ao desenvolvimento e crescimento da criança.Este trabalho pretende avaliar a cobertura do Teste do Pezinho, considerando os momentos de sua coleta e o contexto e sua execução.

Objetivos: Medir a cobertura do Teste do Pezinho na Rocinha.Avaliar a efetividade da realização do teste, levando-se em consideração o tempo ideal de sua coleta.Comparar a efetividade do tempo de coleta entre as Unidades da ESF e as Unidades tipo B (Centros Municipais de Saúde - CMS).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa quantitativa, com análise descritiva de dados.Foram utilizadas ferramentas de busca da Internet: Google Acadêmico,Medline, Cochrane e SciELO; site do Ministério daSaúde ,site da Sociedade Brasileira de Pediatria e IEDE. Consulta de trabalhos em português, com menos de 12 anos de publicação com dados de cobertura,execução do Programa de Triagem Neonatal .Informações sobre o número de nascidos vivos da Rocinha em 2012 no SINASC; e o número de testes do pezinho realizados em 2012, através de suas Clínicas de Saúde da Família (Relatório Parcial do IEDE).Analisado o tempo de realização do exame pelas 03Unidades de Saúde da Família em comparação com 04 Unidades do tipo B (CMS).

Resultados: Durante o ano de 2012 foram realizados 1.129 Testes do Pezinho, coletados nas 03 Unidades de ESF da Rocinha. No ano de 2012 o bairro apresentou 1.198 nascidos vivos. Fazendo o cálculo constata-se que a cobertura do Teste foi de 94%,pela ESF.Do total de 1.129 exames realizados em 2012, constatou-se que :75 % destes obtiveram sua realização no tempo ideal, até o 7º dia de vida;23,2 % foram realizados em tempo adequado, até o 30º dia de vida;0,25 % destes foram realizados em tempo tardio, superior a 30 dias de vida;Zero% de amostra em tempo precoce, antes do 3º dia de vida.Nos 04 CMS tipo B, foi encontrada uma média de 63% de exames realizados no tempo ideal.

Conclusão ou Hipóteses: A cobertura do Teste do Pezinho na Rocinha, através da ESF, no ano de 2012 foi de 94%.Algumas perguntas podem ser colocadas:A proximidade e o vínculo das famílias pelos profissionais da ESF podem ser responsáveis pelo sucesso da cobertura?Os gestores e técnicos da ESF estão mais sensibilizados na questão do acolhimento?




Palavras-chave


Teste do Pezinho; Triagem Neonatal

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.