Auditoria clinica de diabéticos na Atenção Primária: avaliação da glicohemoglobina

Daniel Augusto Vieira de Moura, Christiane Graziella Farias Soly, Niriana Lara Meinberg

Resumo


Introdução: Atualmente, a auditoria clínica é ferramenta importante na gestão de casos e construção de linhas de cuidado, principalmente em doenças crônicas de grande morbidade, como o diabetes mellitus. A glicohemoglobina é uma forma de hemoglobina que pode ter seu nível sanguíneo detectado e é útil na identificação de altos níveis de glicemia durante períodos prolongados, com aplicabilidade nos diabéticos.

Objetivos: Objetivou-se avaliar quantitativa e qualitativamente, os níveis de glicohemoglobina no último trimestre através da auditoria clínica dos prontuários de diabéticos requerentes de insulina adscritos às Equipes de Saúde da Família (ESF)1 e 3 do Centro de Saúde (CS) Confisco e ESF 1 do CS Dom Orione.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Assim, realizou-se um estudo observacional retrospectivo a partir dos resultados de auditoria de prontuários prévia. Para tanto, foram colocados como critérios de inclusão: ser diabético tipo 1 ou 2 requerentes de insulina para tratamento; ter resultado de glicohemoglobina de pelo menos três meses anteriores à data da auditoria realizada pelo Laboratório da secretaria municipal de Belo Horizonte; estar adscrito à área de abrangência da ESF. Foram selecionados 74 casos, divididos em duas coortes: glicohemoglobina menor ou igual a 7% e glicohemoglobina >7%.

Resultados: Os resultados foram dispostos em tabelas e gráficos. Nota-se uma predominância de pacientes com glicohemoglobina maior que 7%.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a auditoria clínica é ferramenta importante para: verificação situacional de casos acompanhados pela ESF, melhoria de cuidado e detecção de pacientes descompensados, elaboração de estratégias de aplicação das linhas de cuidado e gestão longitudinal dos casos, promoção e proteção à saúde da população adscrita.




Palavras-chave


Auditoria Clínica; Diabetes; Atenção Primária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.