Atuação do veterinário no NASF da VGERES do estado de Pernambuco

Bárbara Ferreira Dutra, Régia Maria Batista Leite, Adalberto Leite da Silva Neto, Daniel Friguglietti Brandespim

Resumo


Introdução: A medicina veterinária surgiu como promotora da saúde dos animais, mas vem inserindo-se nos serviços de saúde pública através da aplicação de seus conhecimentos preventivos na promoção da saúde humana. Ações de saúde pública são diversificadas e exigem equipes multiprofissionais, tendo o veterinário um papel indispensável na composição destas equipes e atuando no controle de zoonoses e alimentos.

Objetivos: O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre a atuação do médico veterinário no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) nos municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (V GERES) do estado de Pernambuco em 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo quantitativo a partir do levantamento de informações com os secretários de saúde de cada um dos 21 municípios que compõem a V GERES. Foram realizadas análises quantitativas dos dados, que incluíram as principais áreas de atuação dos médicos veterinários em saúde pública, entre elas a atuação no NASF, vigilância em saúde (sanitária, epidemiológica e ambiental) ou inspeção de alimentos. Os dados foram tabulados em planilhas do Excel e agrupados de acordo com o município e área de atuação, o que permitiu uma melhor visualização da distribuição da atuação dos profissionais nos diferentes municípios e nas diferentes áreas.

Resultados: Verificou-se que nos 21 municípios existem 31 médicos veterinários atuando em saúde pública na V GERES, o que resulta em uma média de 1,5 médicos veterinários por município. Observou-se que, não existem médicos veterinários atuando no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) nos 21 municípios da V GERES, ou seja, existe uma carência deste profissional nas equipes multiprofissionais do NASF. Em relação às áreas de atuação dos 31 veterinários que trabalham em saúde pública, 67,7% (21/31) estão alocados na área de vigilância em saúde, enquanto 32,3% (10/31) atuam na área de alimentos e/ou agricultura.

Conclusão ou Hipóteses: Sugere-se a partir destes dados, a conscientização dos gestores locais em saúde sobre a importância e necessidade da inserção do médico veterinário no NASF para auxiliar as equipes de saúde da família em suas práticas diárias de promoção à saúde, visto a permissão da atuação do profissional pela Portaria 2.488/2011 do Ministério da Saúde.







Palavras-chave


Medicina Veterinária; NASF; Pernambuco

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.