Atuação do MFC na área de dermatologia

Asdrubal Cesar da Cunha Russo

Resumo


Introdução: As queixas dermatológicas corresponderem a aproximadamente 30% da demanda em um serviço de Atenção Primária, justifica-se a atuação do médico especialista em Medicina de Família e Comunidade (MFC), na área de dermatologia, dominando o manejo clínico e cirúrgico das afecções cutâneas mais frequentes, bem como dar o destino correto aos casos mais complexos.

Objetivos: Relatar a experiência do médico especialista em Medicina da Família e Comunidade na área de dermatologia, bem como o impacto na prevenção, diagnóstico e tratamento das afecções cutâneas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A importância do médico especialista em Medicina de Família e Comunidade no manejo das doenças dermatológicas está no fato de que a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um modelo reorientador da assistência à saúde no país e este profissional está na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso, relatamos a experiência da atuação de médico especialista em MFC e pós-graduado em dermatologia, no atendimento da população do município de São Miguel da Boa Vista, no estado de Santa Catarina, com aproximadamente 2000 habitantes no ano de 2011.

Resultados: Foram realizados 1342 atendimentos de primeira consulta no ano de 2011, dos quais 212 atendimentos foram relativos a queixas dermatológicas que poderiam gerar demanda de atendimento com especialista. Entretanto apenas 2 casos necessitaram de encaminhamento para serviço de dermatologia fora do município, por se tratar de lesões de neoplasia cutânea que necessitavam de cirurgia curativa e reparadora que não poderiam ser feitas no ambulatório da unidade de ESF. Outros 210 casos puderam ser solucionados na própria unidade de saúde do município.

Conclusão ou Hipóteses: A atuação do médico especialista em MFC na área de dermatologia pode ser efetiva para aumentar a resolutividade global da demanda no serviço de Atenção Primária, bem como reduzir o número de encaminhamentos para serviços de referência em dermatologia, reduzindo a demanda reprimida e gerando economia de recursos.

 


Palavras-chave


Dermatologia; Médico de Família; Estratégia de Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.