Atuação do enfermeiro de PSF no processo da realização do papanicolaou

Simone Macedo dos Santos Silva

Resumo


Introdução: O câncer de colo do útero vem sendo alvo da atenção científica por registrar elevada taxa de morbidade. A prevenção se dá através da realização do papanicolaou, disponível na rede pública, porém muitas não realizam, por vergonha, má qualidade dos serviços. Necessitando melhor abordagem profissional acolhendo, estabelecendo vínculo tornando o procedimento menos desagradável.

Objetivos:Avaliar as razões que levam a não realização do exame. Investigar o conhecimento que a mulher tem sobre a importância do exame. Avaliar se a abordagem realizada pelo profissional é facilitador para adesão da mulher em realizar o exame.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O presente estudo é de natureza bibliográfica, sobre a importância da realização do exame de Papanicolaou e as dificuldades encontradas pela população feminina na adesão ao exame e sua realização, e se a atuação do enfermeiro da ESF no desenvolvimento de ações contribui para a realização do exame. O levantamento foi realizado a partir de livros publicado nos últimos 10 anos, e consultas em Manuais do Ministério da Saúde e artigos de base de dados: Bireme; Lilacs-Scielo.

Resultados:O câncer de colo do útero é uma afecção progressiva com história natural conhecida e etapas definidas. Dentre os fatores de risco: Inicio precoce das atividades sexuais; Menarca precoce ou tardia; Multiparidade; Multiplicidade de parceiro sexual; Parceiro sexual com múltiplas parceiras; Lesão genital por HPV; Tabagismo; Baixa condição socioeconômica; Infecção genital de repetição.OMS reconhece o vírus HPV como responsável pelo aparecimento da doença, atribuindo 99% dos casos.

Conclusão ou Hipóteses: A ESF traz elevação da qualidade de vida das mulheres, em virtude da busca pelo atendimento humanizado e rompimento de barreiras físicas e sociais por ter presença do profissional de saúde atuando na comunidade, favorecendo vínculo, fortalecendo uma melhor abordagem na busca em mudar a realidade atual, diminuindo a incidência da mortalidade feminina por uma doença de fácil prevenção.





Palavras-chave


Citopatológico; Câncer de Colo do Útero; Prevenção

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.