Atuação de acadêmicos de enfermagem como educadores em saúde: roleta do aprendizado

Andressa Costa de Sousa, Jaqueline Lisboa de Albuquerque, Bruna Lola da Silva

Resumo


Introdução: Apesar de a adolescência ser a fase da vida na qual os indivíduos iniciam a vida sexual, ainda existe muitas dúvidas e até desconhecimento por partes deles sobre como funciona o Planejamento Familiar,como e quando devem ser utilizados os métodos contraceptivos, e quais os mais indicados.

Objetivos: Este trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem que realizaram educação em saúde junto ao grupo de adolescentes da instituição Lar Fabiano de Cristo, retirando dúvidas através de dinâmicas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência realizado na Instituição Lar Fabiano de Cristo. Foi confeccionada uma roleta, que ao rodar tinha a possibilidade de cair em perguntas de número 1, perguntas de número 2, ou prendas. Todas essas opções levavam o adolescente a responder perguntas mais ou menos complexas ou realizarem uma prenda dentro do contexto Planejamento Familiar e Métodos Contraceptivos, a cada prenda ou pergunta respondida devidamente o adolescente acumulava uma pontuação. Caso a resposta estivesse errada, as acadêmicas explicavam o certo. Essa dinâmica foi executada por dois grupos, os dos meninos e o das meninas, o que os deixaram bastantes motivados a participar.

Resultados: Através dessa dinâmica foi possível perceber grande entusiasmo e participação dos adolescentes, que conseguiram tirar dúvidas e obter conhecimento por meio da descontração e disputa ali imposta.Os adolescentes demostraram mais confiança e liberdade diante de um profissional da saúde, procurando as acadêmicas ao fim do jogo para esclarecer algumas curiosidades. A professora da turma percebeu o quanto a dinâmica conseguiu deixa-los participativos e a pediu para adaptar a outros temas.

Conclusão ou Hipóteses: A falta de Planejamento Familiar acarreta muitos problemas, dentre eles a Gravidez Indesejada. Levando em consideração que o grupo de maior risco é o adolescente, é necessário que se esteja esclarecendo e incentivando a discussão deste tema, para que assim possa haver uma diminuição desta problemática.




Palavras-chave


Adolescentes; Tecnologia Educativa; Planejamento Familiar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.