Atitudes sobre saúde familiar comunitária intercultural em estudantes de Medicina

Alexandra Castillo

Resumo


Introdução: Os estudantes de Medicina são os médicos do futuro e devem estar preparados para trabalhar no modelo de saúde nacional na Bolívia: o Modelo de Saúde Familiar Comunitária Intercultural (SAFCI). Mas para possibilitar uma aproximação do estudante com sua comunidade é necessário que ele tenha uma atitude positiva sobre a estratégia SAFCI.

Objetivos: O presente estudo analisou as atitudes sobre a estratégia SAFCI dos estudantes do quinto ano da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Boliviana em Santa Cruz, Bolívia.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo qualitativo foi realizado utilizando-se os grupos focais como modalidade de pesquisa. A população de estudo foi estudantes do quinto ano da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Boliviana. Realizaram-se quatro grupos focais constituídos por dez estudantes cada e as transcrições foram analisadas sob a técnica de analise de conteúdo. Respeitaram-se todos os direitos dos estudantes participantes.

Resultados: A maioria dos estudantes apresenta atitudes negativas ou de indiferença sobre a Saúde Familiar Comunitária Intercultural. Não lhe consideram uma área prioritária na sua formação medica. Acham sem sentido ás matérias de APS, Saúde Publica / Saúde Familiar, etc. e destacam que os próprios docentes da faculdade são responsáveis pela falta de priorização do tema pelos métodos de ensino-aprendizagem meramente teórico que alguns docentes da matéria têm.

Conclusão ou Hipóteses: A Saúde Familiar Comunitária Intercultural e uma área muito importante no currículo das Faculdades de Medicina nas Universidades Bolivianas para cumprir sua missão de formar médicos integrais. Precisa-se de ações nas faculdades para mudar essas atitudes negativas ou indiferentes para que os estudantes reconheçam a importância desta estratégia.


Palavras-chave


Saúde Familiar; Atitudes; Estudante de Medicina

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.