Atividade física x morbidades: perfil de participantes de uma ação em saúde

Franciane do Socorro Rodrigues Gomes, Andressa Tavares Parente, Denise da Cunha Nascimento, Letícia da Silva Pereira, Sylvia Regina Vasconcellos de Aguiar

Resumo


Introdução: A prática regular de atividade física mantém e melhora a saúde e qualidade de vida do homem, o sedentarismo representa um mal indesejável à saúde, tendo relação direta com a elevada incidência de doenças crônico-degenerativas. O incentivo a prática de atividades físicas reflete em um estilo de vida ativo, no peso corporal, melhora do nível de saúde mental e na redução dos custos com tratamentos.

Objetivos: Identificar o perfil de pessoas atendidas na ação de educação em saúde em relação a realização ou não de atividades físicas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo epidemiológico, transversal, descritivo, quantitativo, realizado em 27 de maio de 2012 em uma praça pública em Belém/PA, pelos Projetos de Monitoria em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Foram incluídos homens e mulheres, maiores de 18 anos, que manifestaram interesse em participar do estudo e a assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. A amostra foi constituída por 164 pessoas, participantes da ação em saúde. Utilizou-se um questionário socioeconômico para coleta de dados, os quais foram agrupados em planilha e analisados por estatística descritiva, apresentados através de tabelas e gráficos.

Resultados: do total de 164 indivíduos entrevistados 65,24% (107) eram do sexo feminino, 34,76% (57) do masculino. As idades variaram de 18 a 89 anos, sendo que 21,34% (35) dos pesquisados tinham até 39 anos e 78,66% (129) 40 anos ou mais. A metade 50,61%(83) praticam atividades físicas como: caminhada 45,78%(38), hidroginástica 10,84%(9) e musculação7,22%(6). Do total de participantes 34,14% possuem alguma doença, as que mais se destacaram foram: hipertensão arterial 20%(11), gastrite 20%(11) e 44,51%(73) tomam algum medicamento entre eles: 17,68%(29) para hipertensão e 4,26%(7) para diabetes.

Conclusão ou Hipóteses: A prática de atividades físicas deve ser inserida no cotidiano do indivíduo, e a educação em saúde é uma forma de demonstrar os benefícios e incentivar esta rotina, proporcionando a prevenção das morbidades e uma melhor qualidade de vida.


Palavras-chave


Promoção da Saúde; Enfermagem; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.