Aspectos relacionados ao tabagismo em usuários atendidos em ESF em Cuiabá - MT

Luciana Graziela de Oliveira Boiça, Elise Werner Dias Carmo Garcia, Karla Almeida Freitas Oliveira, Erick Tiago de Jesus Assunção, Fernando Antonio Santos e Silva

Resumo


Introdução: O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta seja fumante e que este causa a morte de 5 milhões de pessoas por ano. Estudos mostram que a maioria dos fumantes ativos não pode parar de fumar quando querem e reconhecem os riscos do cigarro. Outros estudos relatam a associação do Tabagismo com o alcoolismo.

Objetivos: Observar alguns destes aspectos relacionados ao tabagismo, como incidência, motivo ou influência pelos quais se possa atribuir o início do hábito e outros relacionados, em meio à população atendida pela ESF em questão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo. Foram abordados 300 pacientes em sala de espera durante os meses de Setembro e Outubro de 2011, na Unidade ESF Ouro Fino em Cuiabá-MT, por meio de palestra informativa sobre o tabagismo e questionário aos que se declararam Tabagistas. As 10 questões de múltipla escolha avaliou: idade de início e motivos pelos quais se começou a fumar, quantos maços são consumidos por dia; gasto mensal e tentativa de cessar o tabagismo; uso de outras drogas; ocorrência de impotência sexual após o tabagismo para os homens; e para as mulheres o uso de cigarros durante a gestação e sua associação com anticoncepcionais; e ainda, se sabem que tabagismo está associado ao Câncer de Pulmão.

Resultados: Das 300 pessoas abordadas, 43 (14,3%) se declararam tabagistas. A idade dos tabagistas variou de 17 a 76 anos, e seu início em média aos 17 anos. Os motivos de início foram: tirar o estresse (18,6%), tradição de família (32,6%), ver amigos ou parentes fumando (48,8%). 40% dos tabagistas tem gasto superior a 50,00 mensais com o cigarro. Os 43 tabagistas sabem que o cigarro pode causar câncer de pulmão e 79% (34) já tentaram parar de fumar. Ainda 16,2% (7) fazem uso de bebida alcoólica regularmente; dos 15 homens, 26,6% (4) tem ou já tiveram impotência sexual e das 28 mulheres, 21,4% (6) usam pílula anticoncepcional, e 60,7% (17) fumaram durante a gestação.

Conclusão ou Hipóteses: Apesar do conhecimento sobre o tabagismo e seus riscos, são necessárias que estratégias de combate e prevenção sejam intensificadas, principalmente aquelas voltadas para jovens e gestantes. Observa-se ainda a necessidade de ajuda profissional para os que desejam parar de fumar. A ESF representa um conjunto de conhecimentos e intervenções capazes de gerar aspectos positivos para a população.


Palavras-chave


Tabagismo; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.