Análise do conhecimento discente sobre o perfil do egresso no curso médico

Daniel Riani Gotardelo, Vinicius Lana Ferreira, Niura Sueli de Almeida Martins, Leonardo Ennes Carrilho

Resumo


Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Medicina, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (2001), recomendam a formação geral e específica dos egressos, com ênfase na promoção, na prevenção, na recuperação e na reabilitação em saúde, indicando as competências comuns, gerais, para esse perfil de formação contemporânea.

Objetivos: Avaliar o grau de conhecimento do acadêmico do curso de medicina sobre o perfil profissional pretendido pela instituição na qual ele optou por se graduar, cujo projeto pedagógico adota como eixo transversal a Medicina de Família e Comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilização de um questionário com três alternativas sobre diferentes perfis de egresso para um profissional médico, onde o aluno buscou marcar a opção que mais se identificava com a política educacional institucional, em sua opinião. Em uma das alternativas o perfil do egresso segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais era claro. Nas outras duas alternativas foram construídos distratores para análise pelo aluno. Os alunos participaram aleatoriamente e espontaneamente por fases/períodos, não sendo obrigatório o preenchimento (adesão espontânea) e a identificação. Ainda foi disponibilizado um campo para críticas ou argumentações alusivas ao perfil do médico que o curso quer formar.

Resultados: De um universo de aproximadamente 450 alunos distribuídos entre o primeiro e o nono períodos, 357 responderam o questionário. 11 alunos (3,9%) devolveram o questionário em branco e 1 aluno anulou o questionário (marcou mais de uma opção). 96,91% dos alunos (n=345) assinalaram uma das três opções contidas no formulário. Dos 345 alunos cujas respostas foram válidas, 268 (75,28%) optaram pela alternativa correta sobre o perfil de egresso que sua instituição almeja formar. Os demais 77 alunos (21,63%) optaram pela alternativa incorreta. A fase com maior índice de acertos foi a oitava (90,63%) e a fase com o menor índice foi a primeira (68,75%).

Conclusão ou Hipóteses: O número de alunos que manifestou entendimento sobre o tipo de profissional que sua instituição pretende formar foi considerado satisfatório. Esse achado não permite inferir que o curso tem efetivamente preparado seus egressos para atuarem conforme as DCN, mas indica que a comunidade acadêmica está mobilizada quanto ao processo de formação profissional voltado para as necessidades da população.


Palavras-chave


Perfil do Egresso; Diretrizes Curriculares; Medicina de Família e Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.