Agentes comunitários de saúde – um olhar sobre a saúde

Renata Mascarenhas Bernardes, Sandra Cristina Paulucci Andrade, Fabiana Ribeiro Silva, Clarissa Leão Cardoso, Leornardo Gomes de Oliveira

Resumo


Introdução: O ACS é um profissional fundamental no cotidiano da ESF, sendo que a sua qualificação é um grande desafio para o sistema de saúde. É necessário construir estratégias educacionais que possibilitem aprendizagens significativas, ampliação da capacidade de análise e intervenção crítica e criativa em diferentes contextos, compreensão clara das atribuições e inserção efetiva nos processos de trabalho.

Objetivos: Descrever a experiência da realização de um Seminário com os ACS elaborado para alinhar às competências/atribuições definidas em Lei, discutir avanços e desafios no processo de trabalho e construir uma proposta de trabalho coletiva visando à qualificação da assistência.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Inicialmente foram realizados encontros para discussões, envolvendo gerências distritais, locais e ACSs, enfatizando a atuação profissional, com foco no alinhamento das competências, habilidades e atribuições. A partir de uma escuta desses profissionais sobre os desafios e potencialidades no processo de trabalho, e buscando a construção de corresponsabilização, sem perder de vista o momento institucional de contratualização de metas e resultados. A partir dos produtos dessas discussões, o Seminário foi idealizado e desenvolvido em dois momentos – um de relatos e trocas de experiências exitosas e alinhamento conceitual, e um segundo de problematização e encaminhamentos.

Resultados: Os principais resultados avaliados foram a calibração das competências e atribuições inerentes ao cargo do ACS, readequação de determinados processos de trabalho, melhoria nos resultados dos indicadores de saúde da área de abrangência, potencialização das habilidades necessárias para exercer o cargo, fortalecimento da interação do ACS com a equipe, maior conscientização em relação à importância do cadastramento e sua constante atualização, ampliação do olhar do ACS em relação a assistência, e principalmente a valorização do trabalhador.

Conclusão ou Hipóteses: O ACS é um agente indutor da qualidade de vida da população e um elo fundamental entre a ESF e a comunidade, capaz de transformar as práticas de saúde. O investimento na valorização e qualificação deste profissional é fundamental para sua inserção efetiva no trabalho, para o desenvolvimento de ações estratégicas.


Palavras-chave


ACS; Equipe de Saúde da Família; Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.