A liga acadêmica na formação das equipes multiprofissionais: um relato de experiência

Vânia Souza Sardinha, Carla Andréa Avelar Pires, Izabel Cristina Florêncio dos Santos, José Maria de Castro Abreu Junior

Resumo


Introdução: As Ligas Acadêmicas são um espaço de atividades científicas, culturais e sociais. A Liga Acadêmica de Medicina Tropical do Estado do Pará da Universidade Federal do Pará foi criada no dia 25 de junho de 2010. É composta por graduandos e profissionais dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia que buscam estimular e trocar experiências, com humanização e multiprofissionalidade.

Objetivos: Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicas de Medicina da UFPA no primeiro ano de participação na Liga Acadêmica de Medicina Tropical do Estado do Pará (LAMTEP), através de uma descrição sintética do cenário de atuação, enfatizando sua importância para a graduação.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato da experiência vivenciada pelas acadêmicas de Medicina, em seu primeiro ano de contato, com a Liga Acadêmica de Medicina Tropical do Estado do Pará, através da descrição de seu funcionamento, importância para a comunidade e participantes, além de suas diretrizes e campos de prática.

Resultados: A vivência na Liga condiz com um aprendizado diversificado, que não se limita apenas ao conhecimento teórico de condutas, procedimentos e estudos de casos, mas alia a inserção do acadêmico em atividades práticas inerentes aos temas relacionados à medicina tropical. Para isso faz-se necessário a adesão dos membros a alguns campos de prática, onde haverá um retorno à sociedade, como as atividades realizadas em ambulatórios do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA; no Centro de Informações Toxicológicas (CIT); atuação multiprofissional e em vários setores da URE Marcello Candia e na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (UREDIPE).

Conclusão ou Hipóteses: A LAMTEP estimula a importância do trabalho multiprofissional dos futuros profissionais, pois possibilita a troca de conhecimentos e experiências entre professores, alunos e comunidade, pela possibilidade de desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, a partir de práticas adicionada com o ensino e pesquisa e, especialmente, pelo fato de propiciar o confronto da teoria com o mundo real.


Palavras-chave


Liga Acadêmica de Medicina Tropical do Estado do Pará; Ensino-aprendizagem; Importância

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.