A inserção dos acadêmicos de fisioterapia na equipe de saúde da família

Levi de Almeida Santa Rosa, Waleska da Silveira, Miller Alvarenga Oliveira, Marylim da Silva Freitas

Resumo


Introdução: Para uma formação diferenciada e de vanguarda, a Graduação em Fisioterapia faz frequentes inovações, como a inserção precoce dos alunos na saúde da família. Este projeto é de Atenção Primária, multidisciplinar, com fisioterapeutas, médicos, agentes comunitários de saúde. Proporciona ao acadêmico o contato precoce com uma equipe multidisciplinar, preparando-o melhor para atuar profissionalmente.

Objetivos: inserção precoce dos estudantes de fisioterapia em equipe multidisciplinar; valorização e reconhecimento de sua atuação e dos outros membros da equipe. Proporcionar ainda o contato dos estudantes com a promoção da saúde através das atividades no território.

Metodologia ou Descrição da Experiência: encaminhamento dos alunos do primeiro e terceiro períodos para acompanhamento das equipes de saúde da família da Clinica da Família Felipe Cardoso, nas diversas atividades realizadas: apoio matricial; visita domiciliar; elaboração de orientação aos pacientes e familiares; encaminhamento dos pacientes para tratamento fisioterapêutico, quando houver necessidade. Elaboração de relatório descritivo da atividade assistida.

Resultados: até o presente momento foram encaminhados 76 alunos do Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFRJ. A avaliação preliminar foi positiva para esta atividade na formação de cada um deles. A associação de uma atividade de graduação e de extensão tem despertado maior interesse nos alunos para consolidação da formação universitária destes estudantes.

Conclusão ou Hipóteses: a proposta inovadora irá despertar nos alunos maior interesse pela Atenção Primária à Saúde e proporcionar maior preparo dos alunos para o mercado de trabalho.


Palavras-chave


Fisioterapia; Saúde da Família; Acadêmicos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.