A discussão de casos complexos com internos na UBS conceição

Renata Carneiro Vieira, Denise Ornelas Salvador de Oliveira, Bruna Ballarotti

Resumo


Introdução: A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, segundo as quais o egresso deve ser capaz de atuar no “processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade”, a Atenção Primária tem sido incluída, cada vez mais, como cenário de aprendizagem no Internato.

Objetivos: Descrever o estudo de casos complexos e desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular (PTS) por internos de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atuando em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da rede de serviços do SUS, no município de Diadema-SP, em 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A partir da proposta do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp para o estágio “Práticas Ambulatoriais 1: Atenção Básica em Saúde”, do Internato Médico do quinto ano, de o aluno atuar, individualmente e em equipe multiprofissional, em serviços do SUS, considerando as diversidades socioculturais no processo saúde-doença, na perspectiva da clínica ampliada, os preceptores de Diadema, em conjunto com os professores da Unifesp responsáveis pelo estágio, optaram por utilizar casos complexos para a discussão das ferramentas da medicina de família, a abordagem individual, familiar e comunitária, além da atuação intersetorial, a partir da percepção da sua necessidade.

Resultados: Participando do cuidado de uma família, através de visitas domiciliares, consultas individuais e discussão com as equipes, os internos foram desafiados a propor listas de problemas e PTS para apresentarem às ESF. Durante o estudo do caso os internos aprenderam a usar ferramentas que possibilitam ampliar a abordagem familiar e comunitária como genograma, ecomapa e ao conceito de ciclos de vida. Com a elaboração do PTS foi possível discutir o papel de cada ponto da rede com ênfase no papel do Médico de Família e Comunidade na coordenação do cuidado e da centralidade da Atenção Primária no SUS, como porta de entrada e eixo integrador das ações de cuidado realizadas em diversos pontos da rede.

Conclusão ou Hipóteses: A partir do envolvimento com a família, é desperto o interesse dos alunos pelas necessidades dos usuários e as limitações para alcançar a integralidade. O desafio de elaborar um PTS aprofundou a percepção dos internos sobre a importância da integração do cuidado e a coordenação de ações sinérgicas pela equipe multiprofissional.


Palavras-chave


Internato médico; Casos complexos; Atenção Primária.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.