Análise sobre "hábitos saudáveis" e "educação sexual" em escola pública em Belém - PA

Pedro Artur Viana Maia, Juliana Almeida Vieira, Mateus Queiroz Corrêa, Ingrid do Socorro da Silva Lopes, Carlos Eduardo Lara Henriques

Resumo


Introdução: O estabelecimento de um nível ótimo de saúde está intimamente relacionado à nutrição e à prática de exercícios físicos. Agregado a isso, há a educação sexual, que consiste em construir uma cultura de prevenção. Diante disso, foi desenvolvido um projeto que visa à conscientização de alunos de uma escola pública no município de com intuito de alcançar promoção à saúde.

Objetivos: Realizar a análise do conhecimento e transmitir informações para os alunos da Escola Rodrigues Apinagés a respeito dos temas “Hábitos Saudáveis” e “Educação Sexual”. Espera-se que as informações sejam absorvidas e colocadas em prática a fim de auxiliar na prevenção em saúde da população estudada.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O presente estudo, realizado por um grupo de acadêmicos do 2º ano de Medicina da Universidade Federal do Pará, teve como população os alunos da Escola Rodrigues Apinagés, Belém/ PA, com amostra de 57 alunos do ensino médio e 147 alunos do ensino fundamental. À amostra dos alunos de ensino médio foram entregues testes objetivos sobre educação sexual e hábitos saudáveis, e aos de ensino fundamental apenas sobre o último tema. Palestras com o auxílio de folders informativos foram realizadas, logo depois, foram entregues os pós-testes, com as mesmas questões do anterior, de modo a avaliar a assimilação dos alunos sobre os assuntos. Os dados obtidos organizados em planilhas no programa EXCEL®.

Resultados: O trabalho coletou informações de 204 alunos. A média de idade dos alunos seguiu o padrão esperado, aumentando de acordo com a série em curso. Contudo, chama atenção a pequena diferença entre as médias etárias da 6ª série (13,58) e da 7ª série (13,95). Quanto ao rendimento do teste aplicado, apenas (19,89%) dos alunos não obtiveram melhora após a palestra educacional, (12,36%) diminuíram o número de acertos e (67,74%) obtiveram aumento. O número de acertos nos testes de alimentação saudável e exercício físico no ensino médio foram superiores aos do ensino fundamental. As mulheres aprenderam mais do que os homens sobre educação sexual.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados mostraram que as atividades foram instrumentos eficientes para construção de um conhecimento até então deficiente nos alunos da escola Rodrigues Apinagés: um número significativo de alunos teve sua pontuação melhorada no pós-teste, em relação ao pré-teste. Ao se observar o resultado dos testes, fica evidente que a maturidade dos alunos está diretamente ligada ao seu desempenho.

Palavras-chave


Promoção à Saúde; Hábitos Saudáveis; Educação Sexual

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.