Incidência do câncer de mama diagnosticado em Santarém em 2010 e 2011

Simone Aguiar da Silva Figueira, Crisna Táchia Campos Soares, Osléias Ferreira Santos

Resumo


Introdução: O Câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbitos no mundo configurando a morte anual de mais de 7 milhões de pessoas vítimas dessa doença (BRASIL, 2008). O Câncer de Mama é o mais incidente na população feminina mundial, estima-se que por ano morrem 15,3% de mulheres vítimas desse câncer. Já no Brasil o câncer de mama ocupa o segundo lugar em casos na população feminina.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi descrever a incidência do câncer de mama no município de Santarém, a partir dos resultados de biópsias realizadas em dois dos principais laboratórios de análises patológicas do município.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo de abordagem quantitativa, descritiva do tipo documental, estatístico, retrospectivo. Os dados foram coletados a partir de laudos das biópsias realizadas no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2011 em dois laboratórios de análises patológicas que mais dão suporte em análise de biópsias no município de Santarém. A coleta dos dados foi realizada nos meses de setembro e outubro de 2012. Os dados obtidos foram somados e analisados sendo extraídos as variáveis tipo de câncer e a idade. Utilizou-se gráficos para mostrar a faixa etária mais acometida, e o tipo de câncer mais encontrado, resultando assim uma melhor compreensão dos dados.

Resultados: Foi verificado a ocorrência de 33 casos de câncer de mama em 2010 e 17 casos no ano de 2011. A doença apresentou-se mais frequente na faixa etária de 51 a 60 anos, seguido pela faixa etária de 31 aos 40 anos. Os tipos de Câncer de mama encontrados nessa pesquisa foram: carcinoma ductal infiltrante, carcinoma lobular infiltrante, carcinoma medular e mais raramente o carcinoma ductal in situ. Em 2010, dos 33 casos de câncer de mama, 26 casos (79%) dos mesmos foram diagnosticados como carcinoma ductal infiltrante, o que significa que a maior porcentagem. Em 2011 houve uma redução nos casos, porem o carcinoma ductal infiltrante permanece em primeiro lugar com 10 casos (59%) diagnosticados.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo possibilitou conhecer a incidencia dos casos de cancer de mama diagnosticados no municipio de Santarém, identificando a assim como o papel da enfermagem nas ações de atenção ao Câncer de Mama, especialmente no processo educativo.




Palavras-chave


Câncer de Mama; Enfermagem; Processo Educativo

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.