Hiperdia: usuários acompanhados pela Estratégia Saúde da Família no bairro da Guanabara

Manuelle Cristine Ferreira de Oliveira, Giannini Medeiros Rodrigues, Antônio Maria Zacarias Araújo Monteiro, Felipe de Azevedo Gonçalves

Resumo


Introdução: O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, que gera dados para os gerentes municipais, estaduais e Ministério da Saúde. Estes dados permitem que a equipe de saúde da família realize estudos de métodos eficazes para prevenção e acompanhamento dos indivíduos acometidos por estas doenças, em determinada área, a partir do seu perfil epidemiológico.

Objetivos: Tem-se como objetivo produzir um levantamento epidemiológico na região, a fim de saber a estatística e eficiência do programa Hiperdia pela ESF – Guanabara, bem como o sexo predominante em cada doença e com isso seja possível à adoção de medidas e práticas para o tratamento dos pacientes em questão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para a coleta de dados, realizou-se uma visita à Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua, para a obtenção dos relatórios do SIAB, e à UMS Guanabara. Posteriormente, foi feita uma análise acerca dos dados retirados dos relatórios A1, da ficha A e do Caderno de Acompanhamento do Hiperdia, obtidos na visita às instituições citadas. Os aspectos observados em tais instrumentos foram gênero e número de pacientes hipertensos e diabéticos, número de famílias visitadas, hábitos alimentares, tipos de ocupação, quantidade de indivíduos que buscam a UMS Guanabara em caso de doença, número de famílias visitadas e escolaridade. Com isso, observaram-se fatores determinantes para a questão hipertensiva.

Resultados: A análise dos instrumentos metodológicos acima constatou que a HAS acomete 68 indivíduos da Microárea 3 da UMS Guanabara, sendo 40 (59%) mulheres e 28 (41%) homens. A segunda doença mais incidente na população, Diabetes Mellitus, possui 26 cadastrados portadores. As famílias visitadas (200) e acompanhadas pela UMS (180) revelam a questão alimentar sendo determinante à Hipertensão com altas taxas de sal e gorduras. O trabalho noturno soma 109 trabalhadores dos 352 relatados nas Fichas A os quais, juntamente com as Donas do Lar (149), não têm tempo para ir à UMS. A escolaridade é um viés importante, pois há 9% (72) analfabetos no local, inviabilizando informações acerca de riscos e tratamento.

Conclusão ou Hipóteses: O número de indivíduos portadores de Hipertensão e Diabetes, cadastrados no Hiperdia na Microárea 3, é relativamente grande comparado ao número de famílias acompanhadas pela equipe de saúde da família nesta microárea, determinando assim uma ação efetiva nesta localidade para combater, prevenir e tratar as causas e consequências destas doenças que mais acometem a população do bairro Guanabara.


Palavras-chave


Hiperdia; Fatores; Guanabara

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.