Distribuição de tipos de causas externas por faixa etária

Renata de Sá e Carvalho Mussi, Aline Martins de Mello Meira

Resumo


Introdução: As causas externas de morbimortalidade, que atingem a faixa etária de 0 a 19 anos, relacionadas no capítulo XX da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde(CID-10), são as causas mais frequentes de morte em crianças e adolescentes brasileiros, responsáveis em 2008, por 19.453 óbitos, sendo 13.811 com adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos (DATASUS).

Objetivos: Verificar os fatores relacionados às causas externas de morbidade e de mortalidade, na faixa etária de 0 a 19 anos, que resultam em hospitalizações.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma análise de uma pesquisa prospectiva, descritiva e transversal, realizada no Hospital Márcio Cunha (HMC), localizado na cidade de Ipatinga, no estado de Minas Gerais, com crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, hospitalizados por causas externas.

Resultados: Foram hospitalizados 183 pacientes, em decorrência de causas externas. Dentre as causas encontradas, as de maior incidência foram Acidentes de Transporte, totalizando 69 ocorrências (37,7%) e Quedas, compreendendo 60 episódios (32,8%). Outros eventos encontrados foram: exposição a forças mecânicas inanimadas (10,9%), queimaduras (5,5%), agressões (3,8%), contato com animais venenosos (3,3%), exposição a forças mecânicas animadas (3,3%), intoxicação acidental (2,2%) e submersão acidental (0,5%).

Conclusão ou Hipóteses: Percebeu-se que a faixa etária mais acometida em acidentes por causas externas foi a de 15 a 19 anos; sendo que as causas mais frequentes foram acidentes de transporte, seguidos por quedas.


Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.