Alzheimer: aplicação do mini exame do estado mental em idosos

Tereza Lais Menegucci Zutin, Flávia Vilas Boas Ortiz Carli, Leonardo Mofato Moreli, Daiane Aparecida Guerra da Silva, Joseane Aparecida Alvares Simões

Resumo


Introdução: A Demência de Alzheimer (DA) é um distúrbio neurológico degenerativo, com início silencioso e evolução gradativa, tendo como característica marcante a perda gradativa da memória, levando a alterações cognitivas, distúrbios comportamentais e de personalidade. O mini exame do estado mental (MEEM) é um importante método de rastreio para avaliar a função cognitiva de pacientes.

Objetivos: Avaliar a função cognitiva de idosos usuários de um Centro de Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa quantitativa e de natureza descritiva realizada no Centro de Saúde “Dr. Antonio Janini”, em Vera Cruz – SP, no período de 01 a 30 de julho/2012. A coleta de dados foi realizada após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram do estudo, 142 idosos, tendo como critério de inclusão idade acima de 70 anos e alfabetizados que procuraram o serviço do Centro de Saúde. Após o consentimento , os mesmos foram entrevistados e submetidos à aplicação do MEEM. Os dados obtidos foram digitalizados e analisados no programa Epi Info e apresentados em forma de figuras.

Resultados: 55,6% do sexo masculino, 68,3% estavam entre 70 a 76 anos. 85,2% possuíam período escolar de 1 a 4 anos; 64,8% eram casados; quanto à orientação temporal 67,6% obtiveram a pontuação máxima; quanto à orientação espacial 90,8% obtiveram a pontuação máxima; quanto à memória de fixação 84,5% obteveram a pontuação máxima;quanto à atenção e cálculo 35,2% acertaram apenas um dos cinco cálculos propostos; na memória de evocação 78,9% não a atingiram; referente à linguagem 72,5% atingiram a pontuação máxima; quanto à praxia construtiva 64,8% não desenvolveram a atividade. Nenhum entrevistado apresentou alteração grave, 11,9% alteração moderada, 65,6% alteração leve e 22,5% sem alteração.

Conclusão ou Hipóteses: O tempo de freqüência não interferiu nas respostas relacionadas à orientação temporal e espacial, já, a atenção,cálculo,memória de evocação e praxia construtiva sofrem prejuízos, sendo a praxia construtiva a função cognitiva mais prejudicada quando comparada à freqüência escolar. O score obtido não apresentou idosos com alterações graves, apenas alterações moderadas.


Palavras-chave


Demência de Alzheimer; Idoso; Miniexame do Estado Mental (MEEM)

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.