Adesão de uma comunidade de Guarulho, SP - análise em área de risco

Lucas Pires Ventura, Joana Barradas, Pamela Cuzmar Fonseca, Tatiane Ayupe de Oliveira, Heloisa Costa Borges

Resumo


Introdução: Adesão é um processo relacionado a intermediações que envolvem o indivíduo, organização dos processos de trabalho e acessibilidade em sentido amplo. A não adesão é responsável por agravos patológicos e maiores custos a saúde pública. A microárea 6 da Área 5 localizada no Jardim Jacy, conhecida como Olaría, composta por 98 pessoas é diferenciada pelo difícil acesso e adesão.

Objetivos: Principal: Avaliar adesão da microarea 6 nas ações de saúde e acompanhamento ambulatorial na Equipe de Saúde da Família(ESF). Específicos: Estabelecer vínculo, Prevenção de Doenças e Promoção de Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Critérios de Inclusão: Ser morador da microárea 6;

1 - Estudo retrospectivo no período de 1 ano (janeiro a dezembro de 2012) através de levantamento de prontuário;

2 - Realizar Ação Comunitária (AC) visando busca ativa de doenças infecto parasitárias como escabiose, pediculose, prescrição de vermífugos (kits) e avaliação de saúde bucal para as crianças;

3 - Definiu-se Adesão: Ter comparecido à ESF em pelo menos duas consultas em 2012 e avaliar 50% dos moradores na AC;

4 - Análise: planilha excel.

Resultados: Foram analisados 20 prontuários/famílias e 98 pessoas; 32% dos moradores compareceram à consulta médica na unidade básica de saúde em 2012; 68% não comparecem há mais de um ano ou não possuem registro de consultas em prontuário. Na AC, alcançamos 81% da meta prevista pela ESF; dos 98 moradores da Olaria, 35% participaram da AC; 59,5% gênero feminino, 40,5% masculino, destes 67% crianças e total de 12 famílias avaliadas (74%). Foram distribuídos 40 kits e 21 avaliações de saúde bucal (52,5%).

Conclusão ou Hipóteses: Observamos baixa adesão da população às consultas na USF e meta atingida em relação a AC. Porém em análise qualitativa, verificamos na AC, que maiores esforços deverão ser realizados para atingir a comunidade adulta. Concluímos que no caso de comunidades com difícil acesso, estudos detalhados visando modificações do processo de trabalho e acolhimento deverão ser realizados.


Palavras-chave


Adesão; Vínculo; Acolhimento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.