Adequação do meio bucal e tratamento restaurador atraumático: relato de caso clínico

Jeane Moreira Rodrigues, Mhayara Layna Tupinambá Andrade, Danielle Tupinambá Emmi

Resumo


Introdução: A educação em saúde bucal compreende ações que objetivam a apropriação do conhecimento sobre o processo saúde-doença incluindo fatores de risco e de proteção à saúde bucal, assim como, possibilita ao indivíduo mudar seus hábitos e apoiar-se na conquista de sua autonomia, uma importante ferramenta na prevenção de doenças bucais.

Objetivos: Restabelecer a condição de saúde bucal da paciente, identificar seu risco clínico e empregar ações que possibilitem reduzir o quantitativo de biofilme nas faces dentárias, adequação da dieta e restauração de lesões cariosas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Paciente de 17 anos e sexo feminino compareceu a três consultas por três semanas consecutivas na Clínica de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da UFPA. Foram realizados: anamnese, ações de educação em saúde bucal auxiliadas pelo uso de macromodelo da arcada dentária e folder informativo, revelação do biofilme com escovação supervisionada, aplicação do Índice de O’Leary, profilaxia profissional, identificação de lesões cariosas (odontograma), aplicação de flúor e Tratamento Restaurador Atraumático (ART) nos dentes 46 e 16. O Índice de O’Leary foi realizado no início e ao final do tratamento, para que pudesse fornecer parâmetros da melhora da saúde bucal e motivação da paciente.

Resultados: O Índice de O’Leary Inicial apresentou um IP (índice de placa) de 84%, classificando a paciente como de alto risco, enquanto o Índice de O´Leary realizado no final do tratamento passou a ter IP de 50%, demonstrando redução de 34% o que permite que a paciente seja, agora classificada como de médio risco. Na identificação das lesões de cárie observou-se a presença de pequenas lesões em esmalte na face lingual do dente 16 e vestibular do dente 46, que foram restauradas com Ionômero de Vidro obedecendo aos princípios do Tratamento Restaurador Atraumático.

Conclusão ou Hipóteses: Frente aos resultados obtidos, concluiu-se que as ações de educação em saúde bucal aplicadas foram eficazes, pois conseguiram motivar a paciente a mudar seus hábitos de higiene bucal e alimentares, demonstradas pela redução do índice de O’Leary, havendo assim melhora do risco clínico apresentado pela paciente e promovendo com isso, a adequação do meio bucal.


Palavras-chave


Adequação do Meio Bucal; Índice de O’Leary; ART

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.