Ações preventivas de câncer de mama: promoção à saúde da mulher

Dyndara Rodrigues Pedrosa, Emanuelle Oliveira Lemos, Carla Avelar Pires, Paulo Rezende Monteiro, Erik Silva de Menezes

Resumo


Introdução: Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer (CA) de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

Objetivos: A equipe PET- Saúde Cidade Nova VI visando proporcionar uma semana dedicada à promoção e prevenção da saúde da mulher elaborou uma série de orientações sobre câncer de mama aos frequentadores do posto de saúde, além de avaliá-los quanto o conhecimento de CA de mama.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As atividades foram realizadas nos dias 7 e 8 de março de 2012. Iniciamos a ação com aplicação de um questionário investigando o grau de conhecimento sobre CA de mama. Posteriormente, apresentamos uma palestra abordando: a alta incidência no Brasil e no Pará; fatores de risco para o seu desenvolvimento; sinais e sintomas; medidas de prevenções e a importância do auto-exame da mama, associado ao exame clínico e mamografia. Ao final da palestra, reaplicamos o mesmo questionário. No segundo dia exibimos um vídeo e fizemos uma roda de conversas com os participantes para esclarecimentos e explanação dos resultados obtidos com a pesquisa e distribuímos folders e laço-símbolo de combate ao câncer.

Resultados: A amostra caracterizou-se por 28 mulheres, com idade média de 45,6 anos. Foi encontrado que 95,5% das mulheres sabem o que é câncer de mama, porém quando questionadas quanto os sinais do câncer, 65,5% referiram não reconhecê-los. Os resultados mostraram que apenas 25% das mulheres pesquisadas referem adotar a prática do auto-exame das mamas periodicamente como cuidado preventivo. Constatamos que essas mulheres reconhecem a importância desta prática, porém, muitas vezes não sabem ou não se lembram de realizá-la, e outras vezes fazem de maneira inadequada. Quanto a realização da mamografia, todas entrevistadas relataram a grande dificuldade em ter acesso na rede pública.

Conclusão ou Hipóteses: A divulgação dos métodos de exames e a informação dos atuais avanços sobre o CA de mama, com a conscientização da sua prevenção são de extrema utilidade. Esta ação reforça a importância da realização de novas técnicas de divulgação para garantir melhor absorção de conhecimentos pela população. Além disso, contribui na aproximação da equipe de saúde e dos estudantes, com a comunidade.

 


Palavras-chave


Prevenção; Câncer de Mama; Estratégia Saúde da Família

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