Ações educativas sobre pé diabético para usuários na comunidade: contribuições do Pet-Saúde

Denise da Silva Pinto, Yasmin Caroline Gomes Maia, Lays da Silva Ferreira, Mayara Caroline de Menezes Gomes

Resumo


Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma que demanda educação para o autocuidado visando à prevenção de complicações, como o pé diabético, decorrentes da neuropatia, vasculopatia, alterações na pressão plantar e falta de cuidado com os pés. Dessa forma, as ações educativas buscam principalmente trazer informações para proteção específica que promovam saúde e melhoria na qualidade de vida.

Objetivos: Relato de experiência de acadêmicos envolvidos no Pet-Saúde a respeito de uma ação educativa sobre Diabetes Mellitus e prevenção do pé diabético na comunidade do bairro de Águas Lindas em Ananindeua.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada uma ação com usuários matriculados nas ESF Águas Lindas 1 e 2, totalizando 48 indivíduos adultos. Iniciou-sem com uma palestra com materiais expositivos a respeito do DM e dos cuidados para prevenção do pé diabético e possíveis amputações. Posteriormente a pressão arterial e a glicemia foram aferidas, sendo que, quando apresentavam valores alterados, os participantes eram encaminhados para acompanhamento específico. Por conseguinte, esperava-se a sensibilização da comunidade com o autocuidado corporal e da importância do conhecimento sobre o tema em questão e seus altos índices de morbidade e mortalidade.

Resultados: As ações educativas despertaram o interesse e a participação dos moradores na intensificação da prevenção do pé diabético e demais complicações. Houve trocas de experiências entre os participantes, referente principalmente ao pé diabético, onde os mesmos relataram conhecer indivíduos amputados em decorrência de complicações da patologia e indivíduos que relataram o aparecimento de feridas nos pés de difícil cicatrização após alteração sensitiva plantar. Contudo, pode-se observar um elevado número de pacientes sem acompanhamento médico, controle da alimentação e não praticantes de atividades físicas, evidenciado por achados de altos índices glicêmicos e sinais predisponentes ao pé diabético.

Conclusão ou Hipóteses: Tais ações são de suma importância para a educação popular, sendo necessária sua prática regular para o esclarecimento de dúvidas e prevenção dos agravos da DM. Vale salientar, a necessidade o incentivo à alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e da relevância do acompanhamento interdisciplinar das ESF em parceria com o PET-Saúde.


Palavras-chave


Pé Diabético; Pet-saúde; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.