Avaliação nutricional de idosos cadastrados em uma Estratégia Saúde da Família

Paulo Henrique Barbosa de Araújo, Aline Farias Cravo, Vinícius Costa Souza, Cláudia Daniele Tavares Dutra, Rodrigo Correa Pinheiro

Resumo


Introdução: No mundo inteiro estão sendo observadas taxas elevadas de sobrepeso e obesidade em todas as faixas etárias, atingindo os dois sexos. Uma das causas deste fenômeno está relacionada ao aumento significativo na ingestão de gordura e açúcar e com a diminuição do consumo de fibras e carboidratos complexos nestas últimas décadas (CRUZ, 2004).

Objetivos: Avaliar características nutricionais de idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF) Warislândia, estado do Pará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo transversal, realizado em uma ESF no município de Ananindeua-PA. O período de coleta de dados foi de setembro de 2010 a janeiro de 2011, dentro o critério de inclusão estabelecido foi ter idade igual ou maior de 60 anos e aceitar participar do estudo mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). O protoco de pesquisa continha peso e altura para classificação do estado nutricional por meio do Índice de Massa Corpórea (IMC), de acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e aplicou-se um questionário referente à frequência de ingestão de alimentos proteicos, energéticos e reguladores.

Resultados: Foram entrevistados 83 idosos, quanto ao IMC, verificou-se que 38,5% dos idosos apresentavam-se eutrófico, e 44,6% com sobrepeso (≥ 27 kg/m²). Em relação ao padrão de ingestão dos alimentos proteicos, notou-se significativa ingestão de leite de 34,9% (1 vez ao dia) e 26,5% (2 vezes ao dia), a carne vermelha (66,3%) e as aves (63,9%) eram as mais consumidas 2 a 4 vezes por semana. Quanto aos alimentos energéticos ressalta-se que 43,4% dos idosos se alimentavam de arroz ou macarrão duas vezes ao dia (2/dia) e que a farinha de mandioca era ingerida por 39,8% dos pesquisados. No que tange aos alimentos reguladores, houve baixo consumo e baixa frequência da ingestão destes alimentos.

Conclusão ou Hipóteses: Verificou-se que 44,6% dos idosos estavam com sobrepeso. Além de um padrão alimentar hipercalórica e baixa ingestão de alimentos reguladores. O que fornece indicadores para o planejamento de ações de prevenção de doenças e agravos e a busca pela promoção da saúde dos idosos nas microáreas da Estratégia Saúde da Família.




Palavras-chave


Idoso; Avaliação Nutricional; Índice de Massa Corporal

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.