Avaliação do impacto do Programa Saúde da Família em indicadores de saúde

Tatiana Moreira de Almeida Callitto, Marco Antonio Manfredini

Resumo


Introdução: A necessidade de valorização da Atenção Básica é recomendada para a organização de serviços de saúde. Na década dos 1990, o Ministério da Saúde adotou o Programa Saúde da Família (PSF) como estratégia prioritária para o alcance deste objetivo. Decorridas quase duas décadas, é necessária a avaliação e monitoramento de resultados alcançados, em decorrência da adoção deste modelo assistencial.

Objetivos: Verificar se a implantação do PSF tem impactado a melhoria de indicadores de saúde, como saúde infantil, com ênfase na mortalidade infantil, cobertura vacinal e hospitalizações, e pré-natal.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de estudo de revisão bibliográfica da literatura, em que foi utilizada a base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Na consulta, foram utilizados como descritores: Programa Saúde da Família e indicadores sociais, na língua portuguesa. Foram identificados 87 artigos, sendo que 24 foram selecionados para análise após leitura dos resumos. O período de publicação analisado foi de 1999 a 2011.

Resultados: Os estudos foram analisados em relação aos indicadores: saúde infantil, com ênfase na mortalidade infantil, cobertura vacinal e hospitalizações, e pré-natal. Ao analisarmos a mortalidade infantil, cobertura vacinal e pré-natal, percebemos que, na grande maioria dos estudos, houve uma significativa melhora desses indicadores em áreas com PSF. Com relação às internações por doenças infeciosas e parasitárias, os resultados foram discordantes, com aumento de internações ou resultados semelhantes, dependendo da causa. O PSF trouxe uma evolução positiva de alguns indicadores de saúde em vários municípios, representando um desafio a sua ampliação a toda população necessitada de atendimento.

Conclusão ou Hipóteses: O PSF contribuiu para a melhoria de indicadores de saúde no país. Apesar do alcance populacional do PSF ter sido ampliado, recomenda-se a extensão de sua cobertura, para que novos segmentos populacionais sejam beneficiados. Fazem-se necessários mais estudos avaliativos das ações, estrutura, gestão e resultados do PSF para adequação e melhora das ações.




Palavras-chave


Programa Saúde da Família; Indicadores de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.