Avaliação de aspectos da saúde dos feirantes de feiras livres de Ananindeua

Francisco Hepaminondas Abreu de Moraes, Jocyane Souza de Andrade, Julio Cesar Branco Furtado Junior, Eva Sthefane Bandeira Marinho, Carla Andréa Avelar Pires

Resumo


Introdução: Introdução: A cada ano, é crescente o emprego informal nos municípios brasileiros. Diante desse fato, observa-se o aumento no número de vendedores ambulantes e feiras-livres nas cidades. No Brasil, são poucas as iniciativas que visam à promoção da saúde dos trabalhadores, sendo a maioria das experiências restrita a uma empresa, ou comumente, a um setor de uma empresa.

Objetivos: Objetivo: Avaliar os aspectos da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores de feiras livres do município de Ananindeua, Pará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia: O estudo utilizado foi do tipo observacional, transversal e descritivo. O Grupo PET Saúde-UFPA do PSF Stélio Maroja, em Janeiro de 2012 realizou visitas a 30 estabelecimentos localizados nas feiras ao ar livre de Ananindeua, e foram entrevistados os feirantes, sendo que os dados foram coletados por intermédio do preenchimento de um questionário previamente elaborado, baseado em normas da vigilância sanitária sobre questões referentes á avaliação da saúde dos feirantes.

Resultados: Resultados: Quanto ao gênero: 20 (66,67 %) são do sexo masculino e 13 feirantes (43,34 %) encontram-se na faixa etária mais acometida que é entre 40 e 45 anos. Quanto aos antecedentes pessoais: 14 (46,67%) apresentavam Diabetes mellitus tipo 2, 18 feirantes (60%) apresentam Hipertensão arterial e 10 (33,3%) apresentam Diabetes mellitus e Hipertensão arterial, 8 (26,67%) apresentam Osteoartrite e 15 feirantes (50 %) relatam dor lombar crônica. 14 (46,67%) feirantes referem estar com diagnóstico de parasitoses, 13 (43,34) apresentam alguma dermatose, 15 (50 %) sentem-se com Alteração de humor e 28 feirantes (93,33%) apresentam qualidade do sono prejudicado.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusão: Concluímos que parcela significativa desta classe trabalhadora apresenta doenças importantes como Hipertensão arterial e diabetes mellitus. Então surge a necessidade de serem realizados mais estudos sobre esta classe trabalhadora e iniciativas para a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores das feiras livres.




Palavras-chave


Aspectos da Saúde; Feirantes; Qualidade de Vida dos Feirantes

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.