Ações da terapia ocupacional em um CMS do Rio de Janeiro

Bruna Esteves Saporito, Carolina Maria do Carmo Alonso

Resumo


Introdução: O Programa de Educação para o Trabalho (PET-SAÚDE) é uma estratégia do Ministério da Saúde para induzir mudanças na formação dos profissionais e qualificar a Atenção Básica. Atualmente o curso de Terapia Ocupacional conta com doze bolsistas de iniciação científica as quais se aproximam da realidade de uma unidade básica de saúde identificando possíveis intervenções em uma nova perspectiva.

Objetivos: Este trabalho busca apresentar parte da experiência de integração ensino-serviço dos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com uma Unidade básica de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Iniciou se por um grupo de estudos, com aulas expositivas e discussões onde foram trabalhados temas como: Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família, SUS, Reabilitação Baseada na Comunidade e noções de pesquisa. Em campo, as atividades foram em uma UBS que é uma unidade mista composta por: Estratégia de Saúde da Família e ambulatório, contando também com um Núcleo AID parte fundamental do projeto. As atividades foram de ida ao território com os ACS acompanhados por um profissional, visitas domiciliares pensando em intervenções para Terapia Ocupacional, o acolhimento, grupos educativos e acompanhamento do trabalho da Terapeuta ocupacional em crianças junto à equipe do NAID.

Resultados: Os Terapeutas ocupacionais se inserem nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, a fim de ampliar a resolutividade de atenção aos usuários. No Rio de Janeiro esta condição se encontra em andamento juntamente com o projeto. Assim, os alunos puderam aperfeiçoar o saber sobre Atenção Primária e obter uma experiência única para a conclusão da graduação e amadurecimento profissional. No que foi observado e visto na literatura, o terapeuta ocupacional deve se atentar ao estudo do território identificando e buscando grupos, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade física, emocional e social, incluindo as com sofrimento psíquico, distúrbios do desenvolvimento e em situação de violência.

Conclusão ou Hipóteses: A terapia ocupacional na Atenção Básica é recente na cidade do Rio de Janeiro, essa parceria proporcionou o primeiro contato dos profissionais com os alunos de Terapia Ocupacional, promovendo a qualificação de um conhecimento, oportunizando: experimentar novos cenários e complementar as ações promovidas pelos profissionais da unidade para benefício dos usuários com o trabalho multidisciplinar.


Palavras-chave


Terapia Ocupacional; Atenção Básica; Programa de Educação para o Trabalho

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.