Atenção Primária e os CAPS de cinco estados do nordeste brasileiro

Domingos Macedo Coutinho, Ana Maria Fernades Pitta, Terezinha de Lisieux Fagundes, Fabrício Pires Valverde, Itanna Serra

Resumo


Introdução: A relação dos CAPS com a atenção primária nos serviços de saúde da Bahia é parte da investigação avaliativa dos processos e funcionamentos dos CAPS em cinco estados do Nordeste. Trata-se de uma necessidade que se impõe sustentando o debate social e político do impacto das políticas públicas implementadas no país (Onocko e Furtado, 2006; Brasil, 2004; Pitta et al. 1999, 2000).

Objetivos: Analisar criticamente a articulação dos CAPS e as estratégias de organização dos serviços de Atenção Básica à Saúde, no âmbito do SUS; Descrever e analisar a articulação dos diferentes tipos de CAPS e os serviços ABS; Produzir conhecimentos sobre a assistência de atenção primária prestada pelos CAPS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Investigação quantitativa abrangendo universo de 402 CAPS distribuídos numa amostra de: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS ia, CAPS ad, CAPS ad III. O questionário abrangia perguntas sobre estrutura, processos de organização, funcionamento e resultados dos CAPS. Foram selecionadas como variável dependente: tipo de CAPS e seus recursos humanos com formação em Saúde Mental, e variáveis independentes associadas a articulação dos CAPS com a Atenção Básica à Saúde: vínculos com Serviços Residenciais Terapêuticos; existência de usuários inscritos no Programa de Volta para Casa; tipos e frequência de supervisão clínica – institucional; Apoio institucional do SES.

Resultados: Os resultados preliminares indicam uma enorme diversidade entre os CAPS avaliados, seja através da sua tipologia seja a localização ou porte das cidades. Verifica-se que o nível de compromisso da equipe é responsável pelo melhor desempenho dos CAPS, refletindo-se na assistência prestada à população. Constata-se que é precária a articulação entre os CAPS e os serviços de Atenção Básica à saúde.

Conclusão ou Hipóteses: A necessidade de estudos qualitativos se impõe para um diagnóstico efetivo das atuais condições dos CAPS Nordeste. A insuficiência de CAPS-AD no Nordeste demonstra uma defasagem entre as necessidades existentes e a magnitude do problema a ser enfrentado.




Palavras-chave


Saúde Mental; Atenção Básica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.