Análise dos indicadores relacionados à saúde materna no âmbito da Atenção Primária

Adna de Araújo Silva, Magda Moura de Almeida Porto, Raphaele Cristina Aragão de Vasconcelos, Rebeca Juliana Macedo Martins, Rosa Maria Mesquita Leite

Resumo


Introdução: A mortalidade materna constitui um dos importantes problemas de saúde que afetam diretamente as mulheres. Sabe-se, no entanto, que grande parte das mortes maternas são evitáveis mediante a adoção de medidas relativamente simples, obtidas pela melhoria da qualidade da assistência e garantia de acesso aos serviços de saúde desde o pré-natal, parto e puerpério.

Objetivos: Objetivou-se analisar os indicadores referentes à saúde materna no âmbito da Atenção Primária.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo, realizado no banco de dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), da Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), de Fortaleza-CE. Foram analisados os principais indicadores relacionados à saúde materna em 20 Centros de Saúde da Família (CSF), no período de janeiro a dezembro de 2011, sendo os resultados analisados por meio de frequências absolutas e percentuais.

Resultados: Verificou-se que foram cadastradas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e pelas equipes de Agentes Comunitários de Saúde 1.829 gestantes, sendo que 90,98% dessas realizaram consulta de pré-natal no mês, por médico e/ou enfermeiro e 91,44% receberam acompanhamento do Agente Comunitário de Saúde em domicílio. Com relação às gestantes imunizadas contra o tétano, 94,51% foram vacinadas. Já no que diz respeito ao início precoce do pré-natal, 74,25% das gestantes iniciaram o pré-natal no 1º trimestre. Por fim, 20,50% dessas encontravam-se na faixa etária menor que 20 anos.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a Atenção Primária tem apresentado bons indicadores na área da saúde materna, devendo, no entanto, intensificar as ações de busca ativa a gestantes para início do pré-natal o mais precocemente possível, além de implementar ações intersetoriais que colaborem para a redução do número de adolescentes grávidas.




Palavras-chave


Avaliação; Saúde Materna; Atenção Primária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.