Ecomapa comunitário – ferramenta proposta para organização do trabalho com a comunidade

Ilze Kaippert, Maria Inez Padula Anderson, Débora da Silva Teixeira

Resumo


Introdução: Organizar os recursos que podem ser trabalhados em uma comunidade consiste de complexa organização. Geralmente têm-se várias informações descentralizadas, discutidas separadamente, fazendo com que muitos recursos fiquem esquecidos. Buscando organizar os recursos comunitários que a equipe de saúde pode utilizar, sugere-se uma nova ferramenta de trabalho denominada Ecomapa Comunitário.

Objetivos: Adaptar a função inicial do Ecomapa, em uma nova ferramenta de trabalho com comunidades, denominada Ecomapa Comunitário, que representa graficamente os recursos disponíveis na comunidade para desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais, devendo ser utilizado similarmente ao Ecomapa.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Toda a equipe de saúde deve participar da construção do seu Ecomapa Comunitário, devido às informações em comum. A equipe deve ser desenhada no círculo central, e os outros recursos ao seu redor. Estes devem ser: organizações religiosas, escolas, outros serviços de saúde, personagens parceiros da equipe, pontos de reunião na comunidade, informantes-chave, ONGs e outros. Na categoria “outros” incluem-se recursos específicos da comunidade a ser trabalhada. Finalizando, colocam-se a qualidade, força e impacto das relações da equipe com os recursos.

Esta ferramenta foi utilizada em uma equipe de Saúde da Família de uma Clínica da Família no Rio de Janeiro, e os resultados foram positivos.

Resultados: Ao representar graficamente seus recursos, toda a equipe observou a riqueza de parcerias que poderiam ser desenvolvidas com a comunidade, assim como as relações que deveriam ser trabalhadas. Além disso, observou-se que realizando o seu Ecomapa, a equipe ficou mais unida, discutindo um tema comum a todos.

Conclusão ou Hipóteses: O Ecomapa Comunitário tem aplicações práticas no cotidiano da equipe, pois resume informações úteis que muitas vezes “ficam no ar” em reuniões de equipe. Ao utilizá-lo, a equipe visualiza seus recursos disponíveis, e as relações que podem ser trabalhadas, fortalecendo o vínculo com a comunidade e auxiliando no diagnóstico comunitário, fundamentais no trabalho do médico de família e comunidade.


Palavras-chave


Ecomapa; Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.