Alterações gustativas em idosos devido ao uso crônico de fármacos

Fernanda Lima Fernandes, Ana Carolina Freire Lopes, Laura Cotta Valente, Camila Salles da Silva Pereira, Patrícia Gonçalves da Motta

Resumo


Introdução: O envelhecimento é frequentemente acompanhado de múltiplas doenças crônico degenerativas que requerem tratamento, implicando, muitas vezes, no uso contínuo de fármacos que é a principal causa de perda da sensação gustativa em idosos.

Objetivos: Investigar as classes de fármacos mais utilizados e mais propensos a produzirem alterações do paladar em idosos, bem como identificar o tipo de alteração gustativa mais prevalente.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A amostra foi composta de 111 idosos da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga - MG, com idade igual ou superior a 60 anos, gênero masculino e feminino e que fizesse o uso crônico de fármaco. Para investigar a função gustativa foi utilizado o teste das três gotas que avalia os quatro gostos primários em concentrações distintas. Esse método consiste na aplicação de uma gota do sabor a ser avaliado no meio da língua, e de duas gotas de água à esquerda e à direita da solução testada. Para cada participante foi oferecido os quatro sabores descritos em quatro diferentes concentrações de maneira aleatória.

Resultados: A classe de fármacos mais utilizados pelos idosos entrevistados foram antihipertensivos (70,3%), hipolipemiantes (36%), diuréticos (27,9%), antiácidos (22,5%), hipoglicemiante (19,8%), hormônio tireoidiano (17,1%), benzodiazepínicos (14,4%) e antidepressivo (11,7%). Observou-se que os idosos que fazem o uso de antihipertensivo apresentam 2.7 vezes mais chances de possuir alteração gustativa para o sabor salgado e os que fazem uso de hipoglicemiante oral apresentam 3.4 vezes mais chances de possuir alteração para o ácido. Em relação ás alterações gustativas foi observado hipoalgesia leve para o salgado (23,4%), doce (27,9%) e amargo (10,8%) e para o sabor ácido 5,4% apresentaram disgeusia.

Conclusão ou Hipóteses: Além da senilitude, o uso crônico de medicamentos pode promover a diminuição da acuidade gustativa em idosos. Sendo assim, avaliar a percepção sensorial gustativa constitui hoje uma importante ferramenta de avaliação para os profissionais de saúde, com o intuito de proporcionar uma melhor atenção e melhoria na qualidade de vida desse grupo da população.


Palavras-chave


Alteração Gustativa; Idosos; Fármacos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.