Adesão à vacinação em um centro de saúde de Santarém - PA

Harbi Amjad Nabih Othman, Rafael Rocha Novaes, Pablo Wanrick Silva Ferreira, João Carlos Rufino e Silva Junior, Yuree Milhomem Bandeira Herenio

Resumo


Introdução: Estima-se que aproximadamente 600 milhões de pessoas/ano apresentem um episódio de gripe (OMS). Deste número, grande parte corresponde às pessoas idosas que, devido aos processos naturais e fisiológicos do envelhecimento, apresentam capacidade de resposta imunológica reduzida. Essa característica facilita o processo infeccioso causado pelo vírus Influenza nesta faixa etária.

Objetivos: • Conhecer a adesão de idosos à campanha de vacinação da influenza no Centro de Saúde Aparecida / Caranazal no período de 2006 a 2011.

• Verificar se o percentual de adesão do bairro de Aparecida / Caranazal corresponde com a meta estimada para o município de Santarém.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O método utilizado para alcançar os objetivos propostos foi um estudo transversal, com uma abordagem descritiva, retrospectiva com enfoque quantitativo. O público alvo foi a população com 60 anos ou mais de idade, de ambos os sexos e que recebeu a vacina da influenza no centro de saúde Aparecida / Caranazal no período compreendido entre os anos de 2006 a 2011. Para a coleta de dados foi efetuada a busca no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização – SI PNI na Divisão de Vigilância à Saúde – DIVISA do município de Santarém – PA.

Resultados: Os resultados obtidos demonstraram um importante aumento no número de doses aplicadas durante o período pesquisado, e os percentuais de adesão alcançados foram superiores às metas pré-estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Observou-se também que, quando comparados aos níveis nacionais, os índices constatados localmente obtiveram superioridade de adesão. Outra constatação foi o fato de que Santarém, no período de 2008 a 2010, apresentou adesão superior a 100%. Tal achado, evidência a importância de Santarém para a região oeste do Pará, bem como possível dificuldade de acesso às vacinas em outros municípios da região, favorecendo a migração.

Conclusão ou Hipóteses: Este resultado demonstra, de certa forma, que o trabalho realizado pela equipe de profissionais envolvidos em todo o processo da campanha, ou seja, desde os responsáveis pela divulgação da vacinação, até os profissionais envolvidos no ato da aplicação da dose da vacina esta sendo efetuado de maneira bastante efetiva.




Palavras-chave


Vacinação; Influenza; Idoso

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.