Amamentação materna e saúde bucal no PSF: uma parceria preventiva

Maisa Paulino Rodrigues, Leli Fernandes de Azevedo, Ligiana Nascimento de Lucena

Resumo


Introdução: O aleitamento materno é fundamental para a saúde infantil, sob o ponto de vista nutricional, imunológico e psicossocial. De acordo com a OMS, as mulheres devem alimentar os seus filhos exclusivamente com leite materno até os seis meses. Nesse sentido, os profissionais de saúde devem valorizar e incentivar o aleitamento materno exclusivo em gestantes e lactantes.

Objetivos: Identificar percepções e conhecimentos de profissionais de saúde do PSF, gestantes e lactantes acerca da amamentação materna e de seus efeitos sobre as estruturas do sistema estomatognático.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo observacional, descritivo e exploratório realizado junto a 36(médicos, enfermeiros, dentistas) e 42 (gestantes/lactentes) em 12 Unidades de Saúde da Família. As gestantes e lactantes eram acompanhadas no pré-natal e participavam de grupos de discussão semanal. Realizou-se observação direta das ações educativas desenvolvidas nos grupos de gestantes e posteriormente aplicou-se questionários semi-estruturados para profissionais e outro para gestantes/lactentes visando apreender percepções e conhecimentos dos sujeitos.

Resultados: As gestantes e lactantes entendem a amamentação como um fator positivo para o fortalecimento da saúde da criança. As mães (21%) conseguem associar amamentação com a saúde bucal do bebê e fortalecimento dos dentes. Todos os profissionais de saúde associam amamentação materna com desenvolvimento saudável do recém-nascido. Entretanto, apenas os enfermeiros relacionaram amamentação com bom desenvolvimento do sistema estomatognático. Os médicos e dentistas fazem pouca ou nenhuma associação a esse respeito

Conclusão ou Hipóteses: De modo geral a amamentação foi relacionada positivamente com a saúde do bebe. Entretanto, as mães e os profissionais apresentam um conhecimento incipiente sobre os efeitos positivos da amamentação sobre as estruturas bucais. Tal resultado sugere necessidade de debates e capacitação sobre o tema além de ações educativas junto à clientela em foco.


Palavras-chave


Saúde Bucal; Amamentação Materna; Conhecimento de Profissionais do PSF

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.